terça-feira, 26 de julho de 2016

... e continuo contando

Ontem foi o dia de informar no meu trabalho que estou de saída. Comecei indo ao RH e logo depois ao responsável pelo setor que trabalho. Achava que seria mais traumático, mas até o momento está sendo tranquilo. Não dei muitos detalhes, somente disse que estou saindo por que tenho outra oportunidade em outro lugar e só. Também não saí espalhando a notícia, só falei a quem precisa saber. Vou trabalhar até final de agosto, pois assim terei mais um mês para voltar para a casa de meus pais, vender o carro e fazer os últimos preparativos antes da viagem.
 
Estes últimos dias no brazhell tem sido complicados. Tem hora que bate uma vontade imensa de largar tudo, entrar no avião e ir embora. Tem hora que bate uma saudade antecipada dos amigos e da família e surgem perguntas como "como seria minha vida se eu ficasse?". Porém vou seguindo meu cronograma, que tem dado certo e desistir não é uma opção.
 
Já estou totalmente recuperado da cirurgia, já fiz alguns checkups e no geral a saúde vai bem. Também tenho tentado me desfazer de alguns pertences, vendendo no ML, OLX, fóruns mas está difícil, pessoal sem grana não compra coisas usadas e não quer pagar o valor justo.
 
Às vezes sinto que deveria estar fazendo mais, preparando mais, estudando mais, pesquisando mais, fazendo mais contatos, enfim, tudo mais, mas sei que esse é meu lado perfeccionista tentando me derrubar. O que eu acho que realmente está acontecendo é que já estou cansado de ensaiar, quero agora é partir pra cima, pra ação.
 
A ideia de começar uma nova vida é emocionante e ao mesmo tempo assustadora. Fico pensando em quando comecei minha vida adulta, eu não tinha nada, nem dinheiro, experiência ou profissão...nem ideia do que fazer da vida. Agora a situação é um pouco diferente mas não menos desafiadora. Sei que todos passam por isso e com o tempo as coisas se ajeitam, mas até lá, tem chão.
 
Confesso que meu maior receio é o idioma. Se eu fosse para o lado anglófono, estaria muito tranquilo, já que falo inglês fluentemente, e já há muito tempo. Mas o francês....ah o francês!!! O fato é que eu sei francês, estudo já há muito tempo, mas nem consigo avaliar o quanto eu sei. Às vezes acho que sei bastante, e às vezes que sei nada. Como pode? O problema é que obter sucesso nesta nova vida que inicio em outubro depende primeiramente de como vou me desempenhar com meu nível de francês. E de novo, isso é assustador. Daí penso que todo este stress deve ser novamente meu lado perfeccionista....tentando de novo me derrubar.

E para completar essa fase pré-vida-nova, dias atrás foi impressionante a quantidade de pessoas (digo parentes próximos mas que mantenho sempre bem distantes fisicamente) desacreditando meu projeto de viver no Canadá. Duvidando, questionando se era mesmo possível obter visto de residente permanente sem nunca ter ido pra lá, desmotivando a minha ida em função de meus pais, do bom emprego que tenho hoje, da vida "tranquila" que levo aqui, do meu "suposto" conhecimento nos idiomas...enfim... Simplesmente ignorei todos os comentário maldosos, invejosos e sem noção e continuo com meu planejamento...porque.dia 10/10 será meu novo aniversário daqui pra frente.
 
 

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Remessa para exterior

Mais um post rápido pra relatar a experiência que tive na transferência para minha conta no Desjardins. Resolvi tentar após assistir este vídeo aqui. Eu já tinha lido sobre o Transferwise mas ficava desconfiado de tentar e na verdade após ter minha conta no Desjardins nem lembrava que tinha esta opção. Depois de assistir o vídeo do Filipe resolvi tentar. Deu muito certo e só vi vantagens em utilizar o Transferwise para remessas ao exterior. Acabei de confirmar que o valor enviado já na minha conta conforme estimado na data da remessa. Além de não ficar na mão das casas de câmbio e seus valores altos da taxa de transferência você pode acompanhar a cotação a todo tempo e na hora que for mais conveniente você fecha a remessa no melhor valor. Transferwise aprovado! 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

100 dias e contando

Post rápido para informar que faltam apenas 100 dias para minha chegada ao Canadá!!! Estou muito ansioso para resolver todos os detalhes finais, fazer as malas e partir. Muitas coisas que estavam pendentes já foram resolvidas mas ainda faltam muitas outras pra fazer além de alguns itens para vender, voltar pra casa dos pais e sair do trabalho. De agora em diante foco dobrado no projeto de imigração.