terça-feira, 26 de julho de 2016

... e continuo contando

Ontem foi o dia de informar no meu trabalho que estou de saída. Comecei indo ao RH e logo depois ao responsável pelo setor que trabalho. Achava que seria mais traumático, mas até o momento está sendo tranquilo. Não dei muitos detalhes, somente disse que estou saindo por que tenho outra oportunidade em outro lugar e só. Também não saí espalhando a notícia, só falei a quem precisa saber. Vou trabalhar até final de agosto, pois assim terei mais um mês para voltar para a casa de meus pais, vender o carro e fazer os últimos preparativos antes da viagem.
 
Estes últimos dias no brazhell tem sido complicados. Tem hora que bate uma vontade imensa de largar tudo, entrar no avião e ir embora. Tem hora que bate uma saudade antecipada dos amigos e da família e surgem perguntas como "como seria minha vida se eu ficasse?". Porém vou seguindo meu cronograma, que tem dado certo e desistir não é uma opção.
 
Já estou totalmente recuperado da cirurgia, já fiz alguns checkups e no geral a saúde vai bem. Também tenho tentado me desfazer de alguns pertences, vendendo no ML, OLX, fóruns mas está difícil, pessoal sem grana não compra coisas usadas e não quer pagar o valor justo.
 
Às vezes sinto que deveria estar fazendo mais, preparando mais, estudando mais, pesquisando mais, fazendo mais contatos, enfim, tudo mais, mas sei que esse é meu lado perfeccionista tentando me derrubar. O que eu acho que realmente está acontecendo é que já estou cansado de ensaiar, quero agora é partir pra cima, pra ação.
 
A ideia de começar uma nova vida é emocionante e ao mesmo tempo assustadora. Fico pensando em quando comecei minha vida adulta, eu não tinha nada, nem dinheiro, experiência ou profissão...nem ideia do que fazer da vida. Agora a situação é um pouco diferente mas não menos desafiadora. Sei que todos passam por isso e com o tempo as coisas se ajeitam, mas até lá, tem chão.
 
Confesso que meu maior receio é o idioma. Se eu fosse para o lado anglófono, estaria muito tranquilo, já que falo inglês fluentemente, e já há muito tempo. Mas o francês....ah o francês!!! O fato é que eu sei francês, estudo já há muito tempo, mas nem consigo avaliar o quanto eu sei. Às vezes acho que sei bastante, e às vezes que sei nada. Como pode? O problema é que obter sucesso nesta nova vida que inicio em outubro depende primeiramente de como vou me desempenhar com meu nível de francês. E de novo, isso é assustador. Daí penso que todo este stress deve ser novamente meu lado perfeccionista....tentando de novo me derrubar.

E para completar essa fase pré-vida-nova, dias atrás foi impressionante a quantidade de pessoas (digo parentes próximos mas que mantenho sempre bem distantes fisicamente) desacreditando meu projeto de viver no Canadá. Duvidando, questionando se era mesmo possível obter visto de residente permanente sem nunca ter ido pra lá, desmotivando a minha ida em função de meus pais, do bom emprego que tenho hoje, da vida "tranquila" que levo aqui, do meu "suposto" conhecimento nos idiomas...enfim... Simplesmente ignorei todos os comentário maldosos, invejosos e sem noção e continuo com meu planejamento...porque.dia 10/10 será meu novo aniversário daqui pra frente.
 
 

15 comentários:

  1. Muito bom, Diogo! Passar por esse processo já é uma vitória. As pessoas vão falar mesmo, mas só nós sabemos a nossa verdade.
    Comigo acontece o mesmo com o francês, tem dias que acho que to bem, falando natural, entendendo quase tudo na radio e ha dias que entendo quase nada que escuto e quando tento falar esqueço alguma conjugação ou fico em duvida no vocabulário, mas sei que é um processo, a fluência é um processo longo e constante.
    Nós estamos ainda esperando a abertura do federal, enviamos no começo de junho, fizemos os exames médico antes e enviamos junto.
    Abraço! Vai dar certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Romin pela incentivo. Realmente o idioma é um grande desafio, que só podemos vencer depois de chegar lá. Não adianta ficar estressado por isso. O negócio é se preparar e soltar a língua.

      Excluir
  2. Cara, esse seu último parágrafo é o que mais pega por aqui. Eu sinto que pessoas próximas a mim - próximas mesmo, tipo minha mãe e irmãs - lá no fundo não apoiam minha decisão, têm uma certa desconfiança em relação ao processo (o qual desconhecem completamente) e, numa escala geral, não se interessam. Tenho minhas dúvidas se em algum momento já fizeram alguma pesquisa sobre onde irei morar e, se sabem mais ou menos apontar no mapa onde fica Québec, é só pq já falei que fica perto de Nova York.

    Mas paciência, a decisão pela imigração foi minha, não dos outros, que não conseguem compreender que um emprego estável, um bom salário, etc, há um bom tempo já não justificam PARA MIM os milhões de murros em ponta de faca que ainda me esperariam pelo resto de minha vida se eu simplesmente me acomodasse com o que já conquistei e continuasse a engolir tudo o que me incomoda no Brasil desde... ah, desde sempre, creio eu.

    O dia em que a família for me visitar, espero que consigam entender um pouco os motivos que me levaram a "jogar tudo para o alto" e buscar uma vida (no mínimo) mais digna em terras geladas... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tommy. Concordo com você. Imigrar é uma decisão pessoal, deve ser respeitada, e só quem está preparado entende os motivos.

      Excluir
  3. Diogo, eu tenho muita sorte! A maioria das pessoas sabem e me apoiam muito! Apenas a minha mãe, por questões de saudades, não apóia muito. Os colegas de trabalho quase todos sabem (calma, somos uma equipe pequena e unida) e sempre, sempre ouço palavras de encorajamento! Até meu chefe meio que sabe mas não sabe. Eu é que acabo ficando um pouco confusa se estou fazendo a coisa certa, mas não tenho medo de errar. Não tenho medo de ir e não gostar e voltar. A vida não é feita de decisões definitivas, não é mesmo? Aproveite muito sua família nessa fase final, aproveite para fazer tudo que possa vir a ter saudades (comida, passeios, bar com amigos e tudo mais) isso faz uma falta qdo moramos fora, digo com a propriedade de quem morou fora 2 vzs e na segunda decidi voltar, me arrependo? as vzs, mas se não tivesse voltado eu não teria a chance de recomeçar no Quebec! Tudo tem seu motivo né! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita. Que bom que tem muitos que te apoiam! Como disse no texto, também tenho muitas dúvidas, medos e incertezas, mas nada me impede de correr os riscos. As resposta só teremos quando estivermos lá no Canadá!

      Excluir
  4. Ah esqueci de falar: sobre o francês, ele vai vir! Pode ficar tranquilo! O começo sempre é complexo, mas depois você começa a desenrolar e leva vida normal!

    ResponderExcluir
  5. Diogo, está quase chegando lá!
    Logo estará no Quebec e tudo se ajeita.
    Para mim, esta sensação de iniciar uma vida nova em um novo lugar, especialmente como o Quebec, é algo indescritível!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá casal! É tudo que eu quero, chegar logo ao Canadá. Acompanho o processo de vocês desde 2013 e com certeza é um exemplo de perseverança na busca de um sonho que logo se tornará realidade também. Com certeza o landing de vocês está bem próximo!

      Excluir
  6. Que legal. Sonho com esse dia. Bonne chance! Vai dar tudo certo, sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eduardo! E sucesso também na sua caminhada até o Canadá!

      Excluir
  7. Devido a este desacreditamento das pessoas num projeto tao ambicioso desses é que mantenho no maior sigilo possivel, sendo que so os mais chegados sabem desse meu projeto. É melgor manermos longe do negativismo de quem se acomoda ou se acha confortavel nessa vida do BR. Quanto mais perto do fim, pior é a espera, mas estamos juntos nessa..
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Tiago. O problema é que chegou um momento que naturalmente as pessoas ficam sabendo. Daí fica mais difícil fugir dos comentários negativos. Mas como vocẽ diz, manter no máximo sigilo e só cominicar os mais chegados é essencial, até que esteja tudo 100% concluído. E você, já está fazendo os preparativos? Logo chega seu visto.
      Abraço!

      Excluir
  8. Oi Diogo.
    Tá chegando a sua hora.
    Fico feliz por vc.
    Vc comprou as passagens com quanto tempo de antecedência?
    Um abraço e boa sorte.
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raquel! É sim. Agora já sai do meu trabalho, então foi mais um passo importante rumo ao Canadá. Bem, a passagem eu comprei faz uns três ou quatro meses já. Usei as milhas smiles e aproveitei a oportunidade antes que o valor/milhas aumentasse. Pra você ter uma idéia, usei 26 mil milhas + 860 reais. Só por curiosidade acabei de olhar no smiles e o mesmo vôo está por 18400 milhas + 867 reais ou por 23750 milhas + 733 reais. Enfim, se tivesse esperado pra comprar hoje teria ficado mais barato. Mas enfim....podia ficar muito mais caro. Prefiri garantir a passagem. E você, como anda seu plano de imigrar?
      Abraço!

      Excluir