sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Enfim.....o Canadá!

É....eu sei, já faz alguns dias que eu cheguei na terra gelada e nem atualizei o blog....my bad!!! Enfim, como já dito aqui mesmo em outra postagem, cheguei no dia 11 de outubro, num dia ensolarado e, eu diria, até que um pouco quente para o que eu esperava encontrar. A viagem foi tranquila, sem atrasos, problemas ou turbulências. A parte mais dificil de toda a viagem, sem dúvida é a despedida. Não tem como não se emocionar ao deixar a família no aeroporto. A despedida dói...e muito. Mas todos já sabiam que esse dia chegaria, então acho que foi menos estressante do que eu imaginava. Meus pais aceitam numa boa minha mudança e eu, do lado de cá, tento dar todo suporte que posso, me comunicando sempre, deixando-os sempre tranquilos, que eu não vou morrer de fome nem de frio kkkk. Aliás frio de 7 graus hoje, se é que eles chamam isso de frio.

Desde que cheguei tenho tentado manter uma rotina de resolver pelo menos um assunto por dia. Na terça-feira, cheguei no ap onde estou hospedado já era 18 horas e eu estava exausto. Cheguei, tomei um banho e deitei às 20 horas. Acordei no outro dia somente às 7 da manhã. Ansioso do jeito que sou, não consegui descansar e à tarde saí e fui procurar o Service Canadá que fica há uns 10 minutos a pé daqui. Saí de lá já com o NAS. Ainda na quarta-feira, mas à tarde fui dar uma volta pelo bairro, já que estava um dia de sol. Fui ao parque Maisonneuve. Lugar lindo, paisagem espetacular. Talvez não seja o mais bonito de Montréal, mas sem dúvida já fiquei impressionado com a paisagem. Ainda mais impressionante é a vibe do povo que estava por lá. Familias, gente jacarezando na rede e tomando sol da tarde, crianças brincando com cachorro, ciclistas, gente de todas as idades, curtindo a tarde de sol (e frio). E mais importante de tudo, a segurança que o lugar oferece. Nunca me senti assim no Brasil. É triste não se sentir seguro na própria terra. Triste ter que vir pra tão longe para ter uma coisa tão básica.


Resultado de imagem para parc maisonneuve montréal

Claro que eu esqueci de levar a máquina pra tirar foto do parque Maisonneuve, mas posso garantir que estava desse jeito aí no dia.

Ainda na quarta-feira a noite estava por aqui sem fazer nada e pensei: Por que não sair de noite pra dar uma volta....bateu aquela sede de tomar uma cerveja kkkk....mas que decepção. Tinha um único lugar aberto aqui perto, mas mais parecia uma sorveteria que só entra crianças. Até tinha um outro bar, mas achei meio estranho e não entrei. No caminho passei por um restaurante que estava aberto, mas achei que a grana que eu tinha não dava nem pro café então deixei pra outro dia. Voltei com sede pra casa.

Na quinta-feira fui até o RAMQ para fazer a Carte-Soleil. Infelizmente, como ainda não tenho endereço fixo aqui em Montréal, pelo que entendi, eles deixam o dossiê on-hold até que eu informe o endereço permanente. Tenho até 27 de novembro para comunicar o novo endereço senão eles descartam o cartão. Quando saí de lá estava uma chuva chata, mas como o povo daqui não se intimida nem com o frio mais extremo, não vão deixar uma chuvinha atrapalhar. O povo sem guarda-chuva sai na chuva mesmo, sem medo de ser feliz. Não tinha o que fazer, fiz o mesmo. Entrei no metrô e fui conhecer o subterrâneo da cidade. Parece que estava todo mundo lá kkkkk. Aproveitei e fui a busca de um celular e vi que novamente precisarei de um endereço fixo, senão, nada feito :-(. Ou seja, o próximo passo é arrumar um canto permanente pra chamar de meu.

Hoje fui ao banco Desjardins pra oficializar a abertura da minha conta. Eu já vinha fazendo transferências desde o final do ano passado. O dinheiro estava parte em uma conta que rende juros (uma mixaria por sinal) tipo poupança e parte em uma conta corrente. Depois que descobri o sistema do TransferWise tenho utilizado as transferências online, que oferecem uma cotação melhor que as casas de câmbio. E o dinheiro tem caído na conta corretamente. Não consegui ainda o cartão de crédito pois como disse no início, não tenho ainda um endereço definitivo. Isto é, sem endereço = sem cartão de crédito = sem celular = sem internet...e viver sem internet, ninguém merece. Acho que no final das contas celular é mesmo mais importante que carro.

Estou levando tudo numa boa, tentando não me extressar com nada. Penso como um grande amigo que conversei na quarta-feira. Imigrar é quase como nascer novamente. Às vezes é preciso aprender até as coisas mais simples e normais do dia-a-dia. Então vou com calma...devagar e sempre.

Tenho até dia 26 de outubro pra ficar nesse ap. Ou seja, 12 dias para encontrar um lugar legal e me mudar. Hoje cedo mesmo estava sapeando o kijiji, a procura de um ap. Claro que quero um lugar bacana, mas minhas prioridades no momento são proximidade com transporte público e acesso à internet.

Se chegaram até aqui (ficou grande né) peço desculpas por não atualizar o blog tão frequentemente. Acho que agora que estou aqui vou ter mais histórias pra contar, fotos pra postar, aprendizados e curiosidades. À medida do possível vou postando. Ah....o que eu estou achando de Montréal? É tudo o que esperava e muito mais!!!

15 comentários:

  1. Oi Diogo.
    Que legal.
    Devagar as coisas se encaixam.
    Montréal é uma cidade muito linda! Eu a conheci no ano passado.
    Vai dar tudo certo aí.
    Um abraço
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raquel. Sim, aos poucos tudo vai se encaixando, e tudo começa a fazer sentido e perdem aquele ar de estranho que temos logo de início. Não tive tempo ainda de sair pra bater perna, mas já deu pra ter uma idéia que a cidade além de segura é muito linda mesmo. Logo logo quero turistar também.

      Excluir
  3. Olá Diogo, Tudo bem? Pelo menos na Rogers você consegue um celular pos-pago sem comprovante de residência, então você pode dar o seu atual mesmo. Com isso você já consegue um comprovante, o da Rogers. Em seguida você usa esse comprovante para as outras necessidades. Se eu não me engano, consegui quase tudo com o esse comprovante de residência. Quando vc mudar para um endereço fixo, vc pode alterar na Roger pelo site mesmo. Em seguida no Desjardins, etc. Meu processo saiu um pouco depois do seu, segundo a timeline, mas eu me mudei para montreal em abril. Caso precise de alguma dica, é só falar. Boa sorte na vida nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Thiago...valeu pela dica. Mas hoje eu consegui comprar numa loja da Bell. Além do plano para novas ativações estar melhor comparado às outras companhias (67CAD voz e txt ilimitado + 7GB de dados, além do telefone di gratis...isso mesmo di gratis) nessa loja que eu fui eles aceitaram mesmo sem comprovante de endereço. Acho que o que aconteceu foi que todos as empresas onde pesquisei eram kiosks e talvez lá eles não façam sem endereço...sei lá. Mas enfim.....celular na mão já. E conta ai....o que tá achando da cidade?

      Excluir
  4. Muito legal! Muito bom ver todo seu processo! Continua contando! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Romim...como vai? Com certeza, vou sim...agora tem muita coisa pra contar....o négocio é arrumar tempo pra contar tanta coisa nova que a gente vê por aqui.

      Excluir
    2. Oi Diogo, qual teu e-mail ou whatzapp? Queria tirar umas dúvidas, caso possa. O meu é romimsk@hotmail.com ou 85 988196802
      Valeu!

      Excluir
    3. Oi Romim....achei que tinha respondido seu comentário. Desculpe-me. Pode mandar sua dúvida para clickquebec@gmail.com

      Excluir
  5. Diogo parabéns pela meta alcançada e registre tudo que você viver por aí, para assim, mais tarde poder voltar e ver quantas coisas você aprendeu, o que mudou e o quanto você cresceu! Sucesso nessa nova fase da sua vida!
    Gde abraço!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisley. Obrigado pela visita. Olha que pouco mais de um mês e já deu pra aprender muita coisa...muita mesmo. Imigrar é para os fortes. O blog tá meio abandonado, mas sempre passo aqui pelo menos pra responder as mensagens. Logo volto a postar. Abraço!

      Excluir
  6. Diogo, parabéns por mais essa etapa!

    Fiquei curioso para saber se você abriu uma conta na Desjardins aqui do Brasil, pode explicar melhor? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim...a conta foi aberta quando ainda estava no Brasil. Logo depois que recebi o visto eu fiz contato com eles e abri. Foi bem rápido e mesmo aí no Brasil já pude fazer as transferências, primeiramente via casa de câmbio e depois fiz também com Transferwise. Quando você começa a enviar dinheiro para sua conta no Desjardins, eles também enviam os extratos por carta para você ai no Brasil pra que você acompanhe a movimentação da conta. Tem tudo no site deles o processo de abertura de conta, mas basicamente é passaporte, visto e csq. Qualquer coisa fala ai.
      Abraço.

      Excluir
  7. Oi Diogo, fui abrir a conta no desjardins daqui do Brasil ainda e me veio a dúvida se iriam dar o cartão de credito quando chegasse aí. Deu certo pra você? Teve que pagar mais alguma coisa pra ter o cartão? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romin, como vai? Uma semana antes de chegar ao Canadá eu agendei um horário com a gerente para finalizar a abertura da conta. Neste "rende-vous" eles pediram um endereço fixo, então como eu ainda estava num Airbnb eles não solicitaram o cartão de crédito na hora. Quando eu me mudei, enviei um email informando o endereço e dias depois o cartão chegou em casa. Não cobraram nada nem pelo cartão nem pela abertura de conta.

      Excluir