terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Nouvelles de l'année 2015...mais uma e contando

...e o BIQ nos surpreende novamente com mais uma notícia bombastica!!! Calma, calma, não é pra tanto.

Estava dando uma olhada no site oficial de imigração e fui surpreendido com mais essa novidade do BIQ.


Para quem ainda não apresentou o dossiê na categoria de skilled worker e está esperando abrir a porteira as novas regras, esta é apenas uma novidade para ficar alerta e enviar para o endereço correto "no Canadá".

Para quem já enviou confesso que não sei o que esperar. Como a nota que eles publicaram não cita nada a respeito dos dossiês abertos, fica a dúvida no ar. Os dossiês abertos e ainda na fase de análise serão transferidos para o Canadá e continuar juntando poeira lá a análise por lá? Ou ainda continuarão sua longa jornada no México mesmo?

Prefiro ser otimista e pensar que seja lá o que for feito, sejam os dossiês já abertos transferidos ou não, que seja para melhorar e agilizar a análise deles. Mas não consegui evitar e bateu sim um medinho só de imaginar em ter um documento ou até um dossiê inteiro extraviado no meio do caminho. Espero que eles tomem todo o cuidado do mundo com esses documentos, pois lá está a vida e o sonho de muita gente!

Meu dossiê já fez 7 meses de vida e digo o seguinte. Eita espera angustiante!!! Meu plano era passar este tempo de espera me preparando, principalmente financeiramente para o grande dia, mas confesso que tem sido muito difícil. Sem querer entrar em papo de política, mas a situação do brasil está complicada. Cada vez mais difícil guardar dinheiro. Tudo muito caro....enfim.....não vejo a hora de zarpar dessa m...

Mas já que está difícil economizar, enquanto isso fico eu em minha caverna empenhado em melhorar meu nível de Francês e tentar o TCFQ novamente daqui uns 2-3 meses, mas desta vez quero um C1 em CO e EO. Não aceito menos que isso. Quero se possível ganhar mais dois pontinhos. Mas não só pelos pontos, também quero chegar chegando bem preparado no Canadá, quem sabe até sem precisar de francisação (um sonho claro, mas sonhar é di grátis). 

Estou estudando todos os dias. Ouvindo principalmente rádios, podcasts e uns audios em mp3 que tenho, que têm sido muito úteis. Senti que meu vocabulário melhorou muuuito, bem como a compreensão oral. E por falar nisso vai ai uma dica: tenho usado muito um app para Android chamado Tunein. Nele eu ouço diversas rádios em Francês, inclusive de Québec. Já sou viciado numa rádio chamada BFM Business de Paris. Ouço no carro, em casa, antes de dormir, enfim a qualquer hora que eu possa e tenha sinal 3G ou wifi. Foco total. Até as músicas que eu sou viciado em escutar no carro eu parei. Agora só ouço rádio em Francês quando dirijo.

Bom é isso meus caros. Resumindo, parece que esse ano veio cheio de mudanças na imigração para o Canadá. E que venha a próxima em Abril.


Um comentário:

  1. Massa a ideia de já chegar muito bem no francês no Québec. Acho que essa espera é ruim, mas podemos usar a nosso favor, principalmente no que se refere a língua. E talvez os dossies que ja forem enviados fiquem no México e só os novos sejam para Montreal. Lembrando que provavelmente ano que vem o processo mude completamente. Abraço!

    ResponderExcluir