quinta-feira, 26 de junho de 2014

Hello World

Olá a todos

Aqui estou eu pela zilhonézima vez tentando começar um blog. Desta vez para contar um pouco das aventuras e ansiedades de um futuro imigrante.

Desde quando comecei a pensar na possibilidade de imigrar para Quebec venho acompanhando vários blogs do assunto. Com certeza todos contribuíram de alguma forma. Até mais que uma consultora que conversei sobre imigração no começo das minhas pesquisas.

Espero de alguma forma também poder contribuir com essa comunidade de gente ansiosa e doida pra ir embora da terra das bananas. Tentei iniciar um blog antes mas confesso que não tenho facilidade pra escrever, mesmo tendo milhares de coisas pra falar. Sempre via que alguns utilizavam os blogs para de alguma forma aliviar o stress que esse processo de imigração causa, mas eu pensava que pra mim isso não serviria. Sempre fui bastante ansioso mas escrever nunca foi minha válvula de escape. Porém foi só eu enviar meu dossiê para o BIQ que pintou de novo essa vontade de criar um blog. Acho que é a ansiedade me devorando por dentro kkkk.

Difícil contar toda minha trajetória de vida até o momento que decidi imigrar, visto que tudo começou quando eu ainda era adolescente. Hoje tenho 34. Vou tentar resumir kkkk.

Comecei a aprender Inglês quando tinha 14 anos. Na época meu pai que pagava teve que deixar os olhos penhorados pois era muito caro um curso particular de Inglês. Só quem tinha uma condição razoável podia se dar ao luxo de estudar numa escola boa. Mas graças ao meu pai eu consegui fazer o curso. Aproveitei a oportunidade e mergulhei de cabeça no Inglês. Foi tão de "intenso" o meu estudo que eu não estudava quase nada além do Inglês. Estudei por dois anos no CNA da minha cidade. Foi quando pensei que eu estava muito além do nível de conhecimento da classe que decidi sair e estudar sozinho. Meu pai apoiou e viu que eu precisaria de material para estudo. Na época eu comprava TUDO, absolutamente TUDO que eu encontrava em Inglês nas bancas. Time, Newsweek, Economist e também a SpeakUp, muito famosa na época. Óbvio que meu nível de Inglês estava muito aquém do vocabulário destas revistas mas eu venci pela insistência. Resumindo, eu não fazia outra coisa além de estudar Inglês.
Mas  não citei ainda um pequeno detalhe. Meu sonho era na verdade estudar Alemão. Não sei por que, só sei que era. Mas como cursos de Alemão eram muito mais caros que os de Inglês, deixei o Alemão de lado e aprendi Inglês mesmo. Ainda bem!

Resumindo de novo, em uns três anos de estudo eu já falava Inglês bem e já lia praticamente tudo que eu tinha sem problemas. Foi ai que eu pensei: Se eu aprendi Inglês "quase" que sozinho, consigo o Alemão também!!! Pra quem tem + - minha idade deve se lembrar de uns cursos da editora globo para aprendizado de idiomas. Lá fui eu comprar o curso de Alemão, mas para minha surpresa o curso de Alemão não seria impresso naquele ano. Somente estava disponível o curso de Francês e o de Espanhol (acho). Nisso eu já devia ter uns 17 anos e já trabalhava, portanto já tinha dinheiro para sustentar meu "vício" kkkk. Pensei. será que o livro é bom? Vou comprar o de Francês. Se for bom eu compro o de Alemão quando for lançado. Foi exatamente neste dia que de certa forma meu projeto de imigração começou. Fiquei apaixonado pelo idiomas Francês e comprei todos os livros e da mesma forma que estudei o Inglês, estudei Francês também. 

Mas o tempo passa, a idade impõem algumas novas responsabilidades e eu não pude ter tanta dedicação assim com o tempo. Quando eu tinha uns 22 anos eu já falava muito bem o Inglês e já tinha pelo menos o intermediário avançado do Francês. Mas a falta de tempo e de oportunidade de aprender mais e praticá-lo foi deixando-o cada vez mais enferrujado.

Já dá pra perceber que meu desejo de viver no exterior vem de um bom tempo atrás.  Mas a palavra "imigração" estava muito longe das minhas possibilidades financeiras. Assim eu somente sonhava em um dia "quem sabe", "talvez". 

Resumindo os próximos 10 anos em uma frase, eu me formei em TI, trabalhei na área, aperfeiçoei o Inglês ainda mais, o Francês nem tanto, mas aquela vontade de imigrar sempre passava pela minha cabeça. Sempre vinha aquele pensamento "o que você está fazendo aqui?".

Trabalhei em uma empresa americana muito grande e tinha contato diário com gente do mundo todo, mas nesta época eu trabalhava como um escravo então estes 3 anos nesta empresa eu praticamente nem pensei em imigrar. Na verdade eu estava "virtualmente imigrado" já que falava Inglês 8 horas por dia.

Foi quando em fevereiro de 2013 fui demitido e pintou novamente a vontade de largar tudo e ir embora daqui. Engraçado que após a demissão vários amigos meus me falavam assim: "e ai agora você vai embora do Brasil não é?".  Mas eu não tinha a mínima idéia de por onde começar. Tá, imigrar mas pra onde? Como? Com que dinheiro?  Para simplificar comecei a pensar nos destinos mais óbvios. Estados Unidos? Não. Não quero. Europa? Seria legal. Mas vi que os processos de imigração para lá são bem complicados. Austrália? Pode ser. Procurei então uma consultoria de imigração (Bravo) e o consultor praticamente jogou um balde de água fria nos meus planos. Meu perfil era muito "arriscado" segundo a análise do consultor. Pesquisei  o processo de imigração para Austrália e era insano. Muito complexo para fazer sozinho e com consultoria ficaria muito caro e sem nenhuma garantia.

Depois de mais pesquisa sobre quais destinos eu gostaria de ir que caiu minha ficha. Por que não o Canadá? Afinal, eu falo um pouco de Francês! Pois é, graças ao meu vício de estudar idiomas eu hoje estou participando dessa odisseia chamada imigração.

Neste momento eu estou na etapa de "aguardando a abertura do meu dossiê", que chegou ao BIQ no dia 13 de junho. Estas quase duas semanas de espera tem sido de muita ansiedade. Afinal a contagem de 6500 dossiês está correndo a cada dia e hoje já abriram metade de dossiês da cota deste ano (3127 dossiês). 

Bom tenho muita coisa pra escrever mas melhor parar por aqui, afinal isso já está virando quase um livro.

2 comentários:

  1. Olá! (desculpa, não sei o seu nome...rs)

    Cara, que história legal!! Eu queria ter esse mesmo afinco pra estudar idiomas, e essa mesma facilidade pra aprender sozinha...rs
    Pra quem disse no início do post que não tinha facilidade pra escrever, você me saiu um belo de um tagarela!! rs

    Vou te seguir pra acompanhar tua caminhada, e desejo desde já muita sorte e sucesso! Embora eu tenha aterrissado esse ano aqui por Vancouver, adoro seguir os blogs do pessoal "do lado de lá!""

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, como vai? Nem me apresentei, não é? (blog newbie). Meu nome é Diogo. Obrigado pela visita. Poxa, muito obrigado pela torcida!!! Afinal só quem passou pela experiência sabe a tensão que é.
      Também já estou acompanhando seu blog.

      Abraço e tudo de bom para vocês ai no Canadá!!!
      Diogo

      Excluir