sexta-feira, 27 de junho de 2014

TCFQ e IELTS

No segundo post e acho que já estou viciado em escrever kkk


Lendo um post hoje lembrei de um imprevisto que aconteceu comigo no tempo que estava preparando meu dossiê. Foi uma coisa que com certeza me atrasou alguns meses para eu enviá-lo.


Como decidi pela imigração para Quebec no fim do ano passado, foi nesta época mesmo que já comecei a preparar minha documentação e a principal preocupação eram os testes de Francês e Inglês. Embora eu fale Inglês bem e o Francês razoável eu tinha sim medo de não obter os pontos necessários. Estava preocupado também por que não teria tempo para me preparar para as duas provas ao mesmo tempo, mas encarei o desafio e fiz a inscrição para as duas em fevereiro/14.


O IELTS foi em São Paulo e embora eu tenha bastante facilidade no Inglês a prova foi insana. Fiquei impressionado com o nível de dificuldade. Mas também quer o que? Chegar lá sem preparação nenhuma foi loucura. Mas no entanto fiquei surpreso com o resultado. Literalmente. Como sempre tive dificuldade para escrever meu maior medo era bombar na Writing, mas por inspiração divina eu milagrosamente tirei 7,5. Ufa. Nem acreditei. Para o Listening que eu cheguei todo confiante foi um balde de água fria. Embora eu entendesse tudo que era falado simplesmente não conseguia acompanhar o ritmo da prova. Sabia a resposta mas não conseguia encontra-la a tempo antes de começar a próxima questão. Resultado? 6,0. Essa foi um sufoco. Para o Speaking eu cheguei todo confiante e não tive problema, afinal falava Inglês o dia todo no meu antigo trabalho. Resultado 8,0. Mas a prova que eu mais achava que não teria problema foi o meu pior resultado. Tirei inacreditáveis 5,5 em Reading. Até agora estou revoltado com isso mas enfim. Garanti meus 5 pontos no dossiê.


Duas semanas depois fui fazer o TCFQ na Aliança Francesa de minha cidade. Não estudei muito para o IELTS por que queria me dedicar ao TCFQ,  afinal eu falo Francês mas nunca pratiquei muito e já tinha esquecido muita coisa além de nunca ter prestado esta prova. Pesquisei o formato da prova e achei bastante parecido com o TOEIC que fiz há muito tempo atrás. Então pensei que seria tranquilo. Fiz a inscrição nos quatro módulos pois queria garantir o máximo de pontos possíveis. Não foi a minha surpresa que quando cheguei na prova eles me dizem que ela só tinha dois módulos. Expressão oral e compreensão oral. Questionei sobre isso e afirmei que não e que havia algo errado, pois a partir de 2014 o TCFQ teria quatro e não mais somente dois módulos e além de tudo eu havia pago quatro módulos. Nem precisa dizer que isso já me tirou o chão não é? O drama começava ai, pois até então eu tinha tempo para enviar o dossiê antes de 1o de abril, quando as regras mudariam e agora com esse contratempo não conseguiria enviar todos os pontos que precisava. Bem, eu contava que tiraria B2 nas quatro provas, portanto teria que revisar minha estratégia para alcançar os pontos necessários. A prova foi péssima pois não consegui me concentrar. Só pensava em como eu conseguiria os pontos necessário ou que eu teria que atender a novas regras e isso talvez atrasasse o envio do meu dossiê. E somado à minha decepção e ansiedade e também à dificuldade da prova, ainda tinha o eco da sala que tornou a compreensão oral infinitamente difícil. Nem Português eu entenderia daquele jeito. Além do mais a prova não era tão fácil quanto eu pensava e meu Francês não estava tão bom quanto eu imaginava que era.


O erro deles foi que não sabiam que o teste havia mudado e simplesmente não fizeram a inscrição para todos os módulo, mesmo eu tendo pago por eles. Estrago feito, agora era aguardar a próxima inscrição e tentar de novo.


Dias depois meu resultado chegou. Fiquei muito triste em tirar B1 em expressão e compreensão oral. Eu sabia que não era B1. Tinha certeza que merecia um B2. Aliás foi B1 mas por míseros 13 pontinhos não alcancei B2 na expressão oral e por pouco também não tirei B2 no compreensão oral. Decidi pagar pra ver e então adiar o envio do dossiê para após a definição das novas regras em 1 de abril e enviar um B2, mas desta vez para os quatro módulos. Marquei a prova para Maio e então tinha 3 meses para estudar e me preparar. Decidi também ter aulas particulares com uma professora francesa aqui na cidade. Foi ótimo. Não vou dizer que aprendi muito com ela pois estudei Francês por muitos anos sozinho mas as aulas com ela resolveram muitas das minhas dúvidas e deram um gás na fluência, além de melhorar muito também minha compreensão oral, pois ela só falava em Francês comigo.


Maio chegou e lá fui eu fazer a prova novamente. Claro que a Aliança Francesa pagou a expressão oral e compreensão oral novamente para mim, afinal de contas o erro foi deles. Desta vez a prova não parecia tão difícil e outra vez milagrosamente por inspiração divina até as redações eu consegui fazer, e bem. Fiz no entanto somente o suficiente para conseguir o B2 na prova escrita. Na prova oral eu estava um pouco nervoso e não fui tão bem quanto poderia, mas muito melhor que da vez anterior. A  compreensão escrita foi a prova mais difícil com textos complexos e cheios de palavras que eu nunca tinha visto. A compreensão oral foi difícil mas resolvi o problema do eco sentando ao lado do radio e como eu já estava um pouco mais treinado devido as aulas com a professora, não tive grandes dificuldades em entender. O problema era escolher a resposta certa kkkk.


Resumo da ópera. B2 nos quatro módulos, eu pulando de alegria e 12 pontos garantidos no meu dossiê.


Concluindo, penso no que uma pessoa me falou vendo minha decepção devido ao erro na inscrição do TCFQ e a impossibilidade de enviar o dossiê antes de abril. As vezes uma coisa dá errado agora pra dar muito certo no futuro. O importante é não perder o foco. Concentrar nossas energias naquilo que podemos fazer para dar certo e não naquilo que deu errado.

2 comentários:

  1. Que blz, você é de qual cidade gostaria de pegar umas dicas com você pois tenho muitas dificuldades para estudar, parabéns e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pela visita! Eu moro em São José dos Campos/SP.

      Bem, não tenho muito material, sites para dar como dicas de estudo mas recomendo sim duas coisas que tenho feito e sinto que melhoraram bastante, principalmente minha compreensão oral. Desde março assinei o canal a cabo da TV5. Me forçava a assistir a programação e prestar atenção mesmo quando não entendia muita coisa. É interessante porque a imagem ajuda muito o entendimento e a variedade de assuntos, sotaques e e vozes diferentes ajudam a acostumar o ouvido ao Francês. O canal TV5 também disponibiliza a programação deles no site e junto coloca alguns exercícios para praticar. Bem legal. Outra dica é que existe um app para smartphone chamado Tunein em que é possível escutar rádios de diversos lugares, idiomas e assuntos diferentes. É interessante porque nem sempre estamos afim abrir um livro ou ficar na frente da tv ou pc para estudar. Com o rádio dá para praticar a compreensão oral mesmo nos intervalos do dia. Tenho sintonizado uma rádio de Paris chamada BFM Business. Tem muitas entrevistas e os assuntos são variados. Vale a pena testar, mas tem outras rádios também, inclusive lá de Quebec, onde o sotaque é beeem diferente.

      Espero ter ajudado.

      Abraço e tudo de bom nos planos de imigração!!

      Excluir