segunda-feira, 11 de julho de 2016

Remessa para exterior

Mais um post rápido pra relatar a experiência que tive na transferência para minha conta no Desjardins. Resolvi tentar após assistir este vídeo aqui. Eu já tinha lido sobre o Transferwise mas ficava desconfiado de tentar e na verdade após ter minha conta no Desjardins nem lembrava que tinha esta opção. Depois de assistir o vídeo do Filipe resolvi tentar. Deu muito certo e só vi vantagens em utilizar o Transferwise para remessas ao exterior. Acabei de confirmar que o valor enviado já na minha conta conforme estimado na data da remessa. Além de não ficar na mão das casas de câmbio e seus valores altos da taxa de transferência você pode acompanhar a cotação a todo tempo e na hora que for mais conveniente você fecha a remessa no melhor valor. Transferwise aprovado! 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

100 dias e contando

Post rápido para informar que faltam apenas 100 dias para minha chegada ao Canadá!!! Estou muito ansioso para resolver todos os detalhes finais, fazer as malas e partir. Muitas coisas que estavam pendentes já foram resolvidas mas ainda faltam muitas outras pra fazer além de alguns itens para vender, voltar pra casa dos pais e sair do trabalho. De agora em diante foco dobrado no projeto de imigração.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Novidades e contagem regressiva

Olá galera!!! Voltando por aqui pra contar as novidades. No último mês algumas coisas muito boas aconteceram. E a contagem regressiva começou, já que faltam apenas 4 meses para eu embarcar para o Canadá. Então vamos lá para as novidades.

A maior e melhor de todas é que eu finalmente fiz a cirurgia que tanto precisava. Colecistectomia laparoscópica, ou vulgo retirada da vesícula. Foi no dia 23 de maio. A recuperação foi ótima, super rápido, tanto que já voltei ao trabalho. Foi um alívio!!! Estava passando muito mal desde o ano passado e enfim está tudo resolvido. Não tinha como viajar com essa pendência pois tudo que eu comia me fazia mal. Vivia a base de Tramadol...o pior remédio do universo. E fiz numa hora boa também, porque ficaria complicado fazer a cirurgia muito próximo da viagem. E já posso comer de tudo...tuuuuudo uhuuuu (sem excessos claro)!!! Tenho passado por uns médicos já pra fazer um check up geral e também está tudo em dia...enfim...pronto pra viagem.
Outra novidade é que como eu considero a opção de voltar a estudar no Canadá, achei que seria mais prático eu fazer a avaliação dos diplomas/históricos da graduação e da pós enquanto estou por aqui. Assim eu já vou pra lá com resultado da avaliação do WES. Depois de fazer todo esse processo e receber a cartinha do WES eu até achei que podia ter esperado pra fazer isso lá, já que não tenho nada certo ainda....mas enfim, já está feito.
Um parêntese pra falar um pouco sobre o processo do WES. Eu segui todos os detalhes descritos no site deles para envio dos documentos (formulários e históricos assinados e lacrados pelas universidades, diplomas e traduções)...enfim tudo certinho do jeito que manda a cartilha. Só havia um detalhe. Eu enviei traduções em Francês. Afinal lá no site deles dizia que eram aceitas traduções dos documentos para o Francês ou Inglês. Para minha surpresa eles responderam que haviam recebido todos os documentos exceto as traduções. Como pode? Foram todos enviados no mesmo pacote da Fedex!!! Como não receberam as traduções? Liguei lá pra conversar. Dai a pessoa que atendeu confirmou que as traduções em "Inglês" não estavam lá e por isso a avaliação estava congelada. Daí falei: OK, em Inglês não estão mesmo, mas as traduções em Francês estão e no site de vocês diz que Francês é aceito! Ele foi buscar meus documentos, verificou e com a maior má vontade do mundo respondeu: We'll see what we can do with these translations. Para tudo!!! O Canadá não tem dois idiomas "oficiais"? Enfim....dois dias depois eles aceitaram as traduções e finalizaram as análises dos meus históricos.
Além dessas novidades, minha vida tem sido uma batalha homérica pra economizar o máximo para minha viagem, estudar, estudar e estudar Francês. Ainda tem muitas coisas que só vou conseguir resolver no mês anterior à viagem, como vender carro, mudar de volta para casa dos pais etc...
Tenho pesquisado muito também local para ficar quando chegar. Tenho visto muitos sites, como kijiji, airbnb, easyroommate e existem milhares de opções. Vou deixar pra fechar também em setembro.
É isso galera...são poucas novidades, mas muito bom que está tudo caminhando bem, melhor agora depois da cirurgia. Espero voltar logo com mais novidades e em outubro, direto lá do Canadá.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

...e está chegando a dia da partida...

Olá a todos os imigrantes e futuros imigrantes!!! Voltei neste post breve pra espantar as aranhas do blog e contar algumas novidades. Como o tópico já diz, falta pouco tempo para o grande dia. Mais exatamente .....epa, peraí, para, para, para tudo, agora até eu estou assustado! Sério, foi a primeira vez que fiz as contas de quantos dias faltam. 153 e contando.

Bom, vamos a alguns acontecimentos dos últimos meses, afinal já faz tempo que não apareço por aqui.

Tenho estudado bastante Francês, não tanto quanto deveria, mas tenho tentado ser aplicado. Não que eu tenha o Francês super power fluente, longe disso, mas cheguei num nível que só vou deslanchar mesmo quando estiver usando o idioma no dia-a-dia. Já sei praticamente toda a gramática e o que me falta mesmo é somente mais prática. Para praticar um pouco tenho usado muito o aplicativo TuneIn, para escutar rádios da França e Canadá. Ajuda muito na compreensão.

Ontem comprei minha passagem pela Air Canada utilizando minhas milhas Smiles. Ficou muuuuuito mais barato. Então fica a dica, se você ainda não acumula pontos no seu cartão de crédito e não tem suas milhas, corra pra juntar as suas, pois compensa bastante. Aproveitei e já liguei hoje na Air Canada para reservar o assento. O trajeto será São Paulo > Toronto > Montreal.

A fase de economia continua forte, afinal nossa economia falida não está ajudando muito na cotação do CAD. Já vendi algumas coisas que estavam anunciadas no OLX, outras estão encalhadas ainda lá em casa. Acho que vou acabar doando algumas coisas.

Tenho passado mais tempo com meus pais. Antes, eu ia a cada 15 dias pra casa deles mas agora tenho ido todo fim de semana. Inclusive semana passada, numa brincadeira, minha mãe perguntou em quanto tempo eu voltaria ao brasil pra visitá-los. Daí falei..."Não sei, talvez até dois anos". Na brincadeira, acho que ela não esperava essa resposta. Percebi que ela ficou meio desapontada.

Ainda não tenho nenhum lugar para ficar mas já decidi que será em Montreal (aff...já era hora né!). Depois de namorar muito Trois-Rivière (pela tranquilidade) e Gatinau (por ser próximo de Ottawa) acho que no conjunto da obra Montreal acabou ganhando, pelo menos por enquanto. No futuro, quem sabe, eu até vá para outra cidade. Aliás, embarco dia 10/10

E eu que disse que seria um post breve já estou no oitavo parágrafo. Embora acompanhe sempre os outros blogs quase não venho aqui no meu kkkkk. Vou tentar aparecer mais por aqui. Até breve!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Abertura de conta e contatos com o banco

Olá pessoal. Post bem rápido para dizer o quanto estou surpreso com eficiência do banco que escolhi para transferir dim dim para o Canadá.
 
Depois de uma pesquisa básica das opções, escolhi o Desjardins, afinal é o único que permite fazer as transferências estando ainda aqui no brasil.
 
Na terça feira (8/dez) à noite preenchi a solicitação de abertura de conta no site. Na quarta pela manhã já recebi a solicitação dos documentos e em menos de uma hora já estava em meu inbox todas as informações da conta aberta. Mega power rápido, não é?
 
Daí pintou hoje uma dúvida quanto ao acesso que terei a esta conta enquanto ainda estou aqui no brasil. Mandei um email perguntando se terei acesso ao extrato ou saldo da conta, pela internet ou pelo app do banco. Em exatos 4 minutos eles já responderam que não, mas se eu desejar um extrato ou saldo enviado via email, basta solicitar cada vez que eu fizer uma transferência. A título de comparação, quando entro em contato por email com a gerente do meu banco, ela demora em média DOIS dias pra responder.
 
 
Enquanto isso, tem aqui no brasil um certo bbanco (se é que me entendem) que fez muitos amigos meus passarem grandes apuros, errando os nomes na abertura da conta, abrindo tipo de conta incorreta, rejeitando a solicitação de abertura de conta salário por motivo injustificável, enfim, uma trapalhada atrás da outra. Para mim este bbanco simplesmente cancelou meu cartão sem aviso nenhum. Fiquei uns 15 dias sem dinheiro porque só poderia retirar o novo cartão pessoalmente na agência em outra cidade.
 
Para mim está sendo uma grande e boa surpresa a eficiência do Desjardins até agora. Logo logo farei a primeira transferência pra ver como é e volto aqui pra contar.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

...and the visa goes to...


Olá pessoal. Já faz uns bons meses que ando sumido aqui do mundo dos blogs (então senta e pega um café, porque o post é grande) mas não por isso tenho deixado de acompanhar a aventura em que tantos escolheram embarcar, que é ir para o Canadá como residente permanente. E gostaria de informar aqui, oficialmente que ontem recebi meu passaporte com o visto Uhuuuuu!!!

Não tive oportunidade de vê-lo ainda pois chegou na casa de meus pais e como moro em outra cidade só poderei pôr as mãos nele no fim de semana. Meus pais não aguentaram de ansiedade e pediram para abrir a correspondência, e eu óbvio, tão ansioso quanto eles, pedi para descreverem o que havia dentro do envelope. Muito contente mesmo, mas não demorou muito para cair a ficha que agora é que a brincadeira vai começar. Aliás só uma prévia da brincadeira de verdade. Se antes eu estava adiando isto ou aquilo porque, afinal o visto não saiu....., agora não tem choro nem vela, tenho é que tirar o atraso e agitar o esqueleto para fazer todos os preparativos da minha ida até o outubro de 2016.

E por falar em preparativos, são taaaaantas coisa para fazer. Digo que até mais coisas que o normal. Meus preparativos incluem uma cirurgia. Pois é, meses atrás passei muito mal e fui descobrir depois de muitas idas ao pronto-socorro, entre médicos, exames e remédios, que preciso passar por esta cirurgia. Estou com muitas restrições alimentares por conta disso, o que é uma chateação. Não é nada grave, mas preciso resolver tudo ainda aqui no Brasil, porque lá estarei sozinho e tem aquelas coisas de pós operatório e etc. Se der tudo certo em abril/maio entro na faca. Mas acho que de preparativos pré-viagem, nada mais importante (e desafiador) do que dar um gás no Francês. Prioridade total nisto a partir de agora.

Como andei sumido daqui do blog, muitas, mas muitas coisas mesmo, aconteceram desde agosto passado. Resumindo o mais importante: saí de meu antigo trabalho, entrei em outro muito muito muito melhor e hoje sou funcionário da Dilmanta público. E aliás antes que alguém pergunte se ter um emprego estável não pesa na hora de embarcar para o Canadá, eu já respondo: Não!

Claro que não sou idiota achando que vou chegar com milhões de propostas de emprego lá no Canadá, mas para mim o Brasil não dá mais. E não é um emprego estável, bom salário, um cargo com chance de crescimento a longo prazo, nada disso que vai me convencer do contrário. Pelo menos até agora não convenceu. Claro que tudo isso é importante (e pode fazer falta), mas não é tudo. A questão é que não me vejo mais aqui, não me encaixo. Literalmente me sinto um estranho no ninho. E além de tudo isso ainda quero muito experimentar essa sensação de algo novo, descoberta, conquistar novas terras, viver uma realidade diferente dessa que vejo aqui todo dia, enfim, experimentar de verdade tudo aquilo que leva todos vocês a empreenderem tantos esforços por uma vida melhor, mais justa, com melhores perspectivas, tanto pessoais quanto profissionais.

Para uns parece loucura, mas faço tudo isso por um sonho em que nada é garantido e tudo depende de eu ir lá e fazer, na unha. É isso que eu quero e vou fazer.

No i-timelines vejo que muitos estão na mesma etapa que eu, recebendo seus vistos. E imagino a felicidade de todos, visto que alguns esperaram 700, 800, 1000 dias ou mais pelo visto. Para mim a espera não foi tão longa e arrisco dizer que tive um dos processos mais rápidos, mesmo com todos os atrasos meus e do BIQ e com pedido de documentos adicionais e tudo mais. Para estes que receberam o visto nestes últimos dias eu digo: “Parabéns!!! Nós merecemos!!!”

Nestes 526 dias, desde quando enviei meu dossiê ao BIQ, até ontem quando recebi o visto, como todos, tive todas as ansiedades, medos e incertezas. Mas o que mais me ajudou a não pirar foi manter o foco e ter um bom planejamento, tanto financeiro quanto pessoal.

O mais desafiador foi o planejamento financeiro porque afinal dinheiro não brota do chão. Desde 2013, quando dei início ao processo de imigração, tenho controlado até os centavos. Às vezes eu saia da linha, mas como sempre fui muito controlado, não fiz nenhuma dívida nestes últimos 3 anos.

Pensando um pouco além, esse plano de imigrar é realmente para poucos (e loucos), pois são 3 anos vivendo em função de um sonho, planejado mas ainda um sonho. São 3 anos em que minha vida parou em muitos sentidos mas andou em outros. Abri mão de algumas coisas mas também aprendi muito e principalmente sobre mim. Que eu posso, mesmo que digam o contrário. E se tudo isto vai ter valido a pena, só vou descobrir lá no Canadá.

Um abraço a todos, mantenham foco no sonho de vocês e logo ele se tornará realidade!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Federal mode on e mais um turbilhão de coisas


Pois então, 63 dias depois de enviar meus documentos para Sydney recebi o e-mail dizendo que o processo federal foi aberto...and now it's all downhill from here. Não, não é!!! Foi uma sensação estranha visto que as coisas não estão caminhando como esperado, aliás está tudo muito mais rápido do que eu imaginava. Além disso algumas coisas que estão acontecendo/para acontecer em breve, estão deixando minha cabeça com um turbilhão de pensamentos e emoções...muitas emoções.
Explico. Como já devo ter falado aqui antes, meu contrato de trabalho está para terminar este ano. Pra ser mais específico, termina no final de agosto e isso significa que vai parar de pingar dilmas na minha conta e isso é bastante preocupante. Principalmente nesta fase de crise, dólar nas alturas e desemprego que o país está passando, não posso me dar ao luxo de sentar e esperar o dia da partida para o Canadá, mesmo que isso aconteça em breve.
Preciso arranjar um trabalho até o início de setembro. Mas o engraçado é que este mês passei por um processo seletivo, mas ontem mesmo recebi um e-mail dizendo que não fui aprovado. Sensação de alívio com frustração juntos. É possível isso? É. Frustração por não ter conseguido a vaga que tanto quero e preciso para garantir minhas dilmas e um certo alívio pois vou poder priorizar minha partida para o Canadá.
Ainda na questão trabalho, em maio fui aprovado em um "concurso" (não é bem concurso como todos conhecem, mas é como chamam onde trabalho hoje) em terceiro lugar. O salário é digno de fazer muita gente largar o Canadá pra escanteio (mas não eu!!!), mesmo sendo contrato temporário de um ano (perfeito pra mim) com opção de estender para até quatro anos. Porém não é garantia de eu ser chamado e tenho que aguardar até final de agosto pra saber. E ainda tem uma outra empresa que fez contato comigo semana passada e eu estou naquela de "se der certo, tudo bem....se não der, tudo ótimo kkk". E tem também uma terceira empresa que estou aguardando se vou ser chamado ou não para entrevista.
E para completar, agora no finalzinho do meu projeto, no momento que eu deveria estar 1000% focado na entrega de todos os relatórios, resultados, etc., meus chefes vieram com a história de estender meu contrato por mais um ano, maaaaas não deram garantia de nada, se vai dar certo ou não.
Resumindo: Tenho quatro passarinhos, mas todos voando, nenhum na minha mão. E se pegar algum, tenho que priorizar aquele que será melhor tanto em curto quanto em longo prazo, pensando tanto na minha mudança para o Canadá quanto nas vantagens/desvantagens que posso ter ao estender minha estadia aqui no brasil por começar em um novo emprego, considerando as vantagens financeiras, a necessidade de economizar dinheiro e a vontade incontrolável de ir embora e recomeçar minha vida. Isso tudo a ser decidido E resolvido até 31 de agosto, data que termina meu contrato de trabalho. Como disse no começo, são muitas emoções.