sábado, 10 de setembro de 2016

Contagem regressiva: um mês

tic tac tic tac....e assim o tempo vai passando! Isto mesmo pessoal, falta apenas um mês para a viagem da minha vida!


Lembro como se fosse hoje a vontade que sempre tive de morar fora. Sim, desde muito novo tenho essa vontade, vivia pesquisando catálogos de cursos no exterior, calculando os custos, me perguntando se um dia conseguiria de fato sair do país, estudando Inglês e até (sem pretenção alguma de ir para o Canadá) Francês. O fato é que posso mesmo chamar essa viagem de realização de um grande sonho, que começou há muito muito tempo atrás.

É engraçado que lá atrás tudo parecia tão difícil e complicado, pra não dizer impossível. Mas avaliando hoje, vejo que mesmo sem pretenção alguma de imigrar como residente permanente, parece que tudo na minha vida foi convergindo para este meu grande desejo. A decisão de imigrar foi tomada em 2013, mas a vontade estava lá há muito tempo, esperando pra despertar na hora certa, e estou muito feliz por tudo estar acontecendo como planejado! Sei que a vida a partir do próximo mês será completamente diferente, cheia de desafios, decisões importantes, muito aprendizado, novas experiências e lugares, muitas alegrias, algumas frustrações, coisas muito boas e outras nem tanto. Estou ansioso pra que essa mudança radical de rumo na vida seja muito enriquecedora e estou muito animado pra que comece logo!

E ultimamente já tive algumas mudanças na minha vida. Dia 30 de agosto foi o último dia no trabalho. Foi um alívio sair de lá e terminar mais uma fase. Estava lá já há um ano e não estava muito contente com o ritmo das coisas. Se tivesse que esperar mais tempo trabalhando no mesmo lugar, acho que não aguentaria. Também já mudei de volta para a casa dos meus pais. Já estou na nova rotina da casa, afinal já não morava aqui com eles desde 2010.

Voltar pra casa e passar estes dias com meus pais tem me trazido muitas lembranças, de dias, eventos e sentimentos que já passamos juntos aqui. Há muito tempo moramos nesta casa, 32 anos já. Então muitas coisas me trazem de volta memórias quando eu ainda era criança. Coisas que nesses 6 anos fora nem imaginava que  ainda lembraria. Vou aproveitar ao máximo a presença e o tempo deles pois não sei quando poderei voltar e nem quando eles poderão me visitar. Estou muito contente por eles compartilharem deste meu sonho. Claro que todos sentiremos muita saudade, mas mesmo assim, eles me apoiam e sabem que assim como sempre fiz aqui, vou fazer o meu melhor lá também.

E pra dar só um gostinho de como o desafio será, dias atrás fiz uma entrevista para uma empresa no Canadá. Me saí bem na entrevista, mas já obtive resposta que infelizmente não seguirei para as próximas fases. Foi interessante pois ao contrário do que eu pensava, meu Francês está ótimo! Palavras da própria entrevistadora. A entrevista foi toda em Francês e só no final conversamos em Inglês. Fiquei muito contente pois não imaginava que me sairia bem numa entrevista via Skype em Francês! A entrevistadora me disse que falar Inglês e Francês aumenta muito as chances de conseguir trabalho no Canadá. Claro que tenho muuuuuuuito pra melhorar, mas agora sei que consigo me virar bem lá no Canadá se de repente eu só encontrar francófonos pela frente. Também gostei do ritmo da entrevista. Mesmo não tendo passado pra próxima fase, gostei que o feedback foi dado ali, na hora, sem rodeios e conversinhas de "te ligamos depois". Ela disse na lata "você tem o perfil x e procuramos o perfil y.....se eu tiver uma vaga com seu perfil, entrarei em contato".

Antes da viagem ainda preciso me despedir de alguns grandes amigos, vender o carro (aliás, fechei negócio ontem, mas vou fazer a transação na segunda feira), fazer as malas e providenciar hospedagem (também já fiz pelo airbnb ontem a noite) para os primeiros dias. Faltam também alguns detalhes burocráticos pra resolver ainda este mês. Quero também aproveitar pra emagrecer uns quilinhos hehehe, cuidar da saúde. Aliás, dias atrás uma médica louca disse que eu estava com diabetes! Pode isso? Não acreditei, fui em outro médico que confio, o mesmo que fez minha cirurgia e depois de uns exames, ele disse que não tenho nada. Imagina, descobrir diabetes quase um mês antes de embarcar! Quase voltei na outra médica pra dar um esculacho nela.

Bom, por enquanto é só. Neste mês que segue vou tentando administrar a ansiedade, preparar para o dia da partida e por hora, sonhar em como será minha vida a partir de 10 de outubro.

terça-feira, 26 de julho de 2016

... e continuo contando

Ontem foi o dia de informar no meu trabalho que estou de saída. Comecei indo ao RH e logo depois ao responsável pelo setor que trabalho. Achava que seria mais traumático, mas até o momento está sendo tranquilo. Não dei muitos detalhes, somente disse que estou saindo por que tenho outra oportunidade em outro lugar e só. Também não saí espalhando a notícia, só falei a quem precisa saber. Vou trabalhar até final de agosto, pois assim terei mais um mês para voltar para a casa de meus pais, vender o carro e fazer os últimos preparativos antes da viagem.
 
Estes últimos dias no brazhell tem sido complicados. Tem hora que bate uma vontade imensa de largar tudo, entrar no avião e ir embora. Tem hora que bate uma saudade antecipada dos amigos e da família e surgem perguntas como "como seria minha vida se eu ficasse?". Porém vou seguindo meu cronograma, que tem dado certo e desistir não é uma opção.
 
Já estou totalmente recuperado da cirurgia, já fiz alguns checkups e no geral a saúde vai bem. Também tenho tentado me desfazer de alguns pertences, vendendo no ML, OLX, fóruns mas está difícil, pessoal sem grana não compra coisas usadas e não quer pagar o valor justo.
 
Às vezes sinto que deveria estar fazendo mais, preparando mais, estudando mais, pesquisando mais, fazendo mais contatos, enfim, tudo mais, mas sei que esse é meu lado perfeccionista tentando me derrubar. O que eu acho que realmente está acontecendo é que já estou cansado de ensaiar, quero agora é partir pra cima, pra ação.
 
A ideia de começar uma nova vida é emocionante e ao mesmo tempo assustadora. Fico pensando em quando comecei minha vida adulta, eu não tinha nada, nem dinheiro, experiência ou profissão...nem ideia do que fazer da vida. Agora a situação é um pouco diferente mas não menos desafiadora. Sei que todos passam por isso e com o tempo as coisas se ajeitam, mas até lá, tem chão.
 
Confesso que meu maior receio é o idioma. Se eu fosse para o lado anglófono, estaria muito tranquilo, já que falo inglês fluentemente, e já há muito tempo. Mas o francês....ah o francês!!! O fato é que eu sei francês, estudo já há muito tempo, mas nem consigo avaliar o quanto eu sei. Às vezes acho que sei bastante, e às vezes que sei nada. Como pode? O problema é que obter sucesso nesta nova vida que inicio em outubro depende primeiramente de como vou me desempenhar com meu nível de francês. E de novo, isso é assustador. Daí penso que todo este stress deve ser novamente meu lado perfeccionista....tentando de novo me derrubar.

E para completar essa fase pré-vida-nova, dias atrás foi impressionante a quantidade de pessoas (digo parentes próximos mas que mantenho sempre bem distantes fisicamente) desacreditando meu projeto de viver no Canadá. Duvidando, questionando se era mesmo possível obter visto de residente permanente sem nunca ter ido pra lá, desmotivando a minha ida em função de meus pais, do bom emprego que tenho hoje, da vida "tranquila" que levo aqui, do meu "suposto" conhecimento nos idiomas...enfim... Simplesmente ignorei todos os comentário maldosos, invejosos e sem noção e continuo com meu planejamento...porque.dia 10/10 será meu novo aniversário daqui pra frente.
 
 

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Remessa para exterior

Mais um post rápido pra relatar a experiência que tive na transferência para minha conta no Desjardins. Resolvi tentar após assistir este vídeo aqui. Eu já tinha lido sobre o Transferwise mas ficava desconfiado de tentar e na verdade após ter minha conta no Desjardins nem lembrava que tinha esta opção. Depois de assistir o vídeo do Filipe resolvi tentar. Deu muito certo e só vi vantagens em utilizar o Transferwise para remessas ao exterior. Acabei de confirmar que o valor enviado já na minha conta conforme estimado na data da remessa. Além de não ficar na mão das casas de câmbio e seus valores altos da taxa de transferência você pode acompanhar a cotação a todo tempo e na hora que for mais conveniente você fecha a remessa no melhor valor. Transferwise aprovado! 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

100 dias e contando

Post rápido para informar que faltam apenas 100 dias para minha chegada ao Canadá!!! Estou muito ansioso para resolver todos os detalhes finais, fazer as malas e partir. Muitas coisas que estavam pendentes já foram resolvidas mas ainda faltam muitas outras pra fazer além de alguns itens para vender, voltar pra casa dos pais e sair do trabalho. De agora em diante foco dobrado no projeto de imigração.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Novidades e contagem regressiva

Olá galera!!! Voltando por aqui pra contar as novidades. No último mês algumas coisas muito boas aconteceram. E a contagem regressiva começou, já que faltam apenas 4 meses para eu embarcar para o Canadá. Então vamos lá para as novidades.

A maior e melhor de todas é que eu finalmente fiz a cirurgia que tanto precisava. Colecistectomia laparoscópica, ou vulgo retirada da vesícula. Foi no dia 23 de maio. A recuperação foi ótima, super rápido, tanto que já voltei ao trabalho. Foi um alívio!!! Estava passando muito mal desde o ano passado e enfim está tudo resolvido. Não tinha como viajar com essa pendência pois tudo que eu comia me fazia mal. Vivia a base de Tramadol...o pior remédio do universo. E fiz numa hora boa também, porque ficaria complicado fazer a cirurgia muito próximo da viagem. E já posso comer de tudo...tuuuuudo uhuuuu (sem excessos claro)!!! Tenho passado por uns médicos já pra fazer um check up geral e também está tudo em dia...enfim...pronto pra viagem.
Outra novidade é que como eu considero a opção de voltar a estudar no Canadá, achei que seria mais prático eu fazer a avaliação dos diplomas/históricos da graduação e da pós enquanto estou por aqui. Assim eu já vou pra lá com resultado da avaliação do WES. Depois de fazer todo esse processo e receber a cartinha do WES eu até achei que podia ter esperado pra fazer isso lá, já que não tenho nada certo ainda....mas enfim, já está feito.
Um parêntese pra falar um pouco sobre o processo do WES. Eu segui todos os detalhes descritos no site deles para envio dos documentos (formulários e históricos assinados e lacrados pelas universidades, diplomas e traduções)...enfim tudo certinho do jeito que manda a cartilha. Só havia um detalhe. Eu enviei traduções em Francês. Afinal lá no site deles dizia que eram aceitas traduções dos documentos para o Francês ou Inglês. Para minha surpresa eles responderam que haviam recebido todos os documentos exceto as traduções. Como pode? Foram todos enviados no mesmo pacote da Fedex!!! Como não receberam as traduções? Liguei lá pra conversar. Dai a pessoa que atendeu confirmou que as traduções em "Inglês" não estavam lá e por isso a avaliação estava congelada. Daí falei: OK, em Inglês não estão mesmo, mas as traduções em Francês estão e no site de vocês diz que Francês é aceito! Ele foi buscar meus documentos, verificou e com a maior má vontade do mundo respondeu: We'll see what we can do with these translations. Para tudo!!! O Canadá não tem dois idiomas "oficiais"? Enfim....dois dias depois eles aceitaram as traduções e finalizaram as análises dos meus históricos.
Além dessas novidades, minha vida tem sido uma batalha homérica pra economizar o máximo para minha viagem, estudar, estudar e estudar Francês. Ainda tem muitas coisas que só vou conseguir resolver no mês anterior à viagem, como vender carro, mudar de volta para casa dos pais etc...
Tenho pesquisado muito também local para ficar quando chegar. Tenho visto muitos sites, como kijiji, airbnb, easyroommate e existem milhares de opções. Vou deixar pra fechar também em setembro.
É isso galera...são poucas novidades, mas muito bom que está tudo caminhando bem, melhor agora depois da cirurgia. Espero voltar logo com mais novidades e em outubro, direto lá do Canadá.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

...e está chegando a dia da partida...

Olá a todos os imigrantes e futuros imigrantes!!! Voltei neste post breve pra espantar as aranhas do blog e contar algumas novidades. Como o tópico já diz, falta pouco tempo para o grande dia. Mais exatamente .....epa, peraí, para, para, para tudo, agora até eu estou assustado! Sério, foi a primeira vez que fiz as contas de quantos dias faltam. 153 e contando.

Bom, vamos a alguns acontecimentos dos últimos meses, afinal já faz tempo que não apareço por aqui.

Tenho estudado bastante Francês, não tanto quanto deveria, mas tenho tentado ser aplicado. Não que eu tenha o Francês super power fluente, longe disso, mas cheguei num nível que só vou deslanchar mesmo quando estiver usando o idioma no dia-a-dia. Já sei praticamente toda a gramática e o que me falta mesmo é somente mais prática. Para praticar um pouco tenho usado muito o aplicativo TuneIn, para escutar rádios da França e Canadá. Ajuda muito na compreensão.

Ontem comprei minha passagem pela Air Canada utilizando minhas milhas Smiles. Ficou muuuuuito mais barato. Então fica a dica, se você ainda não acumula pontos no seu cartão de crédito e não tem suas milhas, corra pra juntar as suas, pois compensa bastante. Aproveitei e já liguei hoje na Air Canada para reservar o assento. O trajeto será São Paulo > Toronto > Montreal.

A fase de economia continua forte, afinal nossa economia falida não está ajudando muito na cotação do CAD. Já vendi algumas coisas que estavam anunciadas no OLX, outras estão encalhadas ainda lá em casa. Acho que vou acabar doando algumas coisas.

Tenho passado mais tempo com meus pais. Antes, eu ia a cada 15 dias pra casa deles mas agora tenho ido todo fim de semana. Inclusive semana passada, numa brincadeira, minha mãe perguntou em quanto tempo eu voltaria ao brasil pra visitá-los. Daí falei..."Não sei, talvez até dois anos". Na brincadeira, acho que ela não esperava essa resposta. Percebi que ela ficou meio desapontada.

Ainda não tenho nenhum lugar para ficar mas já decidi que será em Montreal (aff...já era hora né!). Depois de namorar muito Trois-Rivière (pela tranquilidade) e Gatinau (por ser próximo de Ottawa) acho que no conjunto da obra Montreal acabou ganhando, pelo menos por enquanto. No futuro, quem sabe, eu até vá para outra cidade. Aliás, embarco dia 10/10

E eu que disse que seria um post breve já estou no oitavo parágrafo. Embora acompanhe sempre os outros blogs quase não venho aqui no meu kkkkk. Vou tentar aparecer mais por aqui. Até breve!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Abertura de conta e contatos com o banco

Olá pessoal. Post bem rápido para dizer o quanto estou surpreso com eficiência do banco que escolhi para transferir dim dim para o Canadá.
 
Depois de uma pesquisa básica das opções, escolhi o Desjardins, afinal é o único que permite fazer as transferências estando ainda aqui no brasil.
 
Na terça feira (8/dez) à noite preenchi a solicitação de abertura de conta no site. Na quarta pela manhã já recebi a solicitação dos documentos e em menos de uma hora já estava em meu inbox todas as informações da conta aberta. Mega power rápido, não é?
 
Daí pintou hoje uma dúvida quanto ao acesso que terei a esta conta enquanto ainda estou aqui no brasil. Mandei um email perguntando se terei acesso ao extrato ou saldo da conta, pela internet ou pelo app do banco. Em exatos 4 minutos eles já responderam que não, mas se eu desejar um extrato ou saldo enviado via email, basta solicitar cada vez que eu fizer uma transferência. A título de comparação, quando entro em contato por email com a gerente do meu banco, ela demora em média DOIS dias pra responder.
 
 
Enquanto isso, tem aqui no brasil um certo bbanco (se é que me entendem) que fez muitos amigos meus passarem grandes apuros, errando os nomes na abertura da conta, abrindo tipo de conta incorreta, rejeitando a solicitação de abertura de conta salário por motivo injustificável, enfim, uma trapalhada atrás da outra. Para mim este bbanco simplesmente cancelou meu cartão sem aviso nenhum. Fiquei uns 15 dias sem dinheiro porque só poderia retirar o novo cartão pessoalmente na agência em outra cidade.
 
Para mim está sendo uma grande e boa surpresa a eficiência do Desjardins até agora. Logo logo farei a primeira transferência pra ver como é e volto aqui pra contar.