sexta-feira, 18 de julho de 2014

Prioridade de atendimento de dossiês

Olá pessoal.

Como meu dossiê foi aberto alguns dias atrás fiquei curioso de fazer algumas perguntas para o pessoal do BIQ. Aproveitei então que ontem aconteceu uma daquelas palestras virtuais e me juntei ao grupo pra dormir ouvir enquanto a Perla falava como o Quebec é maravilhoso. Fiz quatro perguntas mas ela respondeu somente uma. A última pergunta que ela leu foi uma das minhas. Mas além disso ela também respondeu durante a sessão uma dúvida que sempre tive. Não era bem uma dúvida, por que em algum blog/site que visitei, vi essa informação como sendo a correta porém queria saber o "por que".

Enfim, uma informação legal que ela respondeu e que não consta da documentação oficial, mas estava na apresentação que ela compartilha era que é "bom", "legal", "interessante", mas não "obrigatório" que o candidato ao CSQ envie junto do dossiê um CV. Isso mesmo, um currículo. Segundo ela, o currículo seria uma forma também de avaliar o seu perfil profissional. Ela não deu detalhes de como este CV deve ser montado, portanto na dúvida talvez em alguns casos seja melhor deixar pra lá e enviar somente os documentos oficiais. Mas acho que principalmente aqueles que tem um currículo e histórico profissional de peso, não têm a oportunidade de mostrar todo o seu potencial somente utilizando os formulários. Daí um CV é um pouco mais aberto a dar detalhes profissionais importantes que podem passar batido no formulário. De novo, o CV é "OPCIONAL" e obviamente não conta ponto algum, mas pode ajudar a mostrar o quanto seu perfil profissional é bom. Eu não enviei, mas se soubesse disso antes teria pensado no caso.

Bom. A minha maior dúvida foi respondida durante a sessão. De novo, não sei onde li isto, só sei que foi em álbum blog. Minha dúvida era com respeito aos pontos dados segundo a área de formação. Segundo "dizem", aqueles cuja profissão atribui mais pontos (16 pontos) no dossiê teriam vantagem em relação a outros que têm menos pontos neste requisito. Por exemplo, o dossiê de um contador chegou ao BIQ numa segunda-feira e o de um enfermeiro chegou na terça-feira. Segundo "dizem" o enfermeiro poderia ser atendido antes devido sua profissão atribuir 16 pontos e o contador seria passado pra trás por que contadores fazem, sei lá, 6 pontos (acho que é 6). Segundo a Perla isto não existe. Dossiês são avaliados segundo a ordem de chegada e não segundo pontos atribuídos na área de formação. Essa é a regra e ponto final. A única coisa que te faz passar na frente dos outros é se você tem uma proposta de trabalho válida e aprovada pelo governo. Os únicos dossiês que são passados para o fim da fila assim que chegam são aqueles que atribuem 0 (ZERO) pontos para o requerente principal.

Achei importante registrar isso. E claro nada mais justo que seguir o princípio de uma fila... FIFO.

Talvez isso tudo que falei acima seja informação batida para muitos, mas assim com tive dúvida, pode ser que alguém também se pergunte esta coisas.

Abraço a todos e bonne chance!!!

Um comentário:

  1. Pode fazer sentido. Meu processo foi aberto em 2011 e recebi o CSQ em 2012, e enviei o meu CV no processo.

    ResponderExcluir