Mostrando postagens com marcador dossie. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dossie. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de maio de 2015

...and the CSQ goes to...

Uhuuuuuuu!!! Chegou minha vez!!!

É isso mesmo pessoal...foi emoção como se eu ganhasse um Oscar. Depois de longos 10 meses de espera, um grande susto no meio do caminho, meu CSQ foi emitido ontem. De certa forma eu já esperava alguma resposta por esses dias, mas não imaginava que a surpresa seria tão boa. Confesso que estava pensando que talvez acabasse tendo que passar pela entrevista, já que pelos meus cálculos, em 2014 eu tinha 56/57 pontos....enfim, foi uma surpresa muuuuito boa.


Até ontem mesmo comentei num blog que eu também queria um CSQ pra mim...e agora já estou com ele quase nas mãos. Já providenciei que a FEDEX vá buscar pra mim lá no México e agora é adrenalina de novo no processo federal.

Analisando esta primeira parte do processo de Quebec, acho que foi até rápido demais visto que no site eles estimam que a avaliação de um dossiê do brasil demore em média 19 meses. Eu mesmo como já comentei outro dia, esperava um primeiro contato lá pra fevereiro de 2016. É isso pessoal, só passando aqui pra dar a notícia e desejar que tenhamos muitos CSQ's ainda pra serem emitidos pra galera do processo!!!

Federal...ai vou eu!!!


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Mais novidades do BIQ

Isso mesmo pessoal...mais uma novidade surpreendente (menos, menos) do BIQ.

Se bem que essa novidade já era um boato comentado em forums de imigração (vide http://www.forum.immigrer.com) já há alguns meses.

Segue a fotinha da notícia e o link pra quem quer ver direto na fonte.


Acho que agora sim o processo de Quebec vai começar a ser um pouco mais transparente e pelo amor né.....século 21...2015 já e eles ainda não tinham um sistema informatizado para tratar os zilhões de dossiês recebidos! Já estava na hora!

Enquanto isso aguardo a resposta dos meus "documents supplementaires" que chegaram lá no México dia 20 de abril. E sigo esperando......

quarta-feira, 25 de março de 2015

Lessons learned

O mau tempo após receber a intention de rejeter passou e já estou providenciando os documentos necessários. Na verdade o extrato CNIS completo com todas as folhas carimbadas e assinadas já está comigo. Uma cartinha bem educada para o BIQ explicando porque profissionais de TI não precisam preencher o formulário A-0527-JA (ou em Francês A-0527-JF) também já foi escrita. Agora só estou aguardando a assinatura do RH em uma carta atestando minha atual experiência. Próximo passo é gastar dinheiro traduzir tudo e voilá...enviar para o BIQ.

Neste processo todo de intention de rejeter aprendi algumas coisas importantes que podem fazer a diferença na hora de montar seu dossiê. Primeira coisa que aprendi, e acho que a maioria (mas nem todos) já deve saber. Na falta do IR envie o seu extrato do CNIS e por favor "COM TODAS AS FOLHAS ASSINADAS E CARIMBADAS". Às vezes o chefe do posto do INSS também não quer assinar, porque eles assim como a RF somente consultam os dados mantidos pelo Dataprev. Eles não são os donos da informação e esse é um dos motivos de não assinarem nossas declarações de imposto de renda. Existem outros motivos mas não vou entrar em detalhes. Porém os pessoal do INSS é um pouco mais maleável e às vezes quebram um galho. Mas mesmo assim se não assinarem, insista, volte outro dia, vá a outro posto, em outra cidade... sei lá, dá um jeito porque uma hora eles acabam assinando.

Outra coisa que aprendi é sobre comprovação de experiência de trabalho, e isso é bastante importante. Muita atenção com os itens 23 e 24 do formulário A-1520-AA (ou em Francês A-1520-AF) . Não confunda comprovar experiência com comprovar legalidade da experiência. Parece óbvio mas há um detalhe. Explico. Comprovar a experiência (item 23) é enviar documentos que mostram que vocẽ trabalha ou trabalhou em tal e tal empresa fazendo tal e tal atividade por tanto tempo etc. Para isso use cartas de referência, contratos de trabalho, de recisão, holerites, o PPP (perfil profissiográfico previdênciario), enfim do jeito que eles colocaram no formulário, documentos oficiais que comprovam que você tem profissão e a exerce. Outra coisa é comprovar a legalidade desta experiência (item 24) e aí que está o pulo do gato. Para provar a legalidade não vale enviar documentos emitidos pelo seu empregador,  qualquer outra empresa, contador ou banco. Provar a legalidade quer dizer que ou a receita federal ou o inss ou qualquer outro orgão do governo devem emitir documentos que comprovem a legalidade  de cada experiência do item 23 e mostrem que você contribuiu com a previdência social ou que pagou imposto de renda ou até mesmo que você é isento destes pagamentos (o que é o meu caso).

 
Ttrecho do email que recebi falando sobre os documentos que eles exigem.


Mais uma coisa que aprendi. O BIQ erra, e pode errar feio na hora da avaliação do seu dossiê. Chegou ao ponto de exigir que eu assinasse um formulário que não se aplica à minha categoria profissional (A-0527-JA). Portanto para evitar este tipo de situação seja extremamente crítico na hora de escolher qual documento vai e qual não vai ser parte do seu dossiê. Não dê chance para eles te questionarem. Enfim, seu dossiê deve ser incontestável nas informações que exibe. E esteja preparado para responder com base nos documentos que eles mesmos deveriam saber de cor caso questionem alguma coisa que você sabe estar correto...sempre com muito amor e carinho, afinal estamos nas mãos deles.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Intention de reje.....WHAT THE F

Pois é amigos...é isso mesmo. O infame email intitulado "Intention de rejeter..." caiu na minha inbox. Tenho certeza que enviaram para o email incorreto, mas "fazer o que?"... o negócio é cuidar da criança agora.

Até dias atrás estava eu pensando nos meus planos, coisas a fazer ainda aqui no brasil, afinal eu esperava que só receberia notícias do BIQ lá para o final do ano ou até mesmo somente em janeiro/2016. Afinal a fama deles é de serem um tanto "lentos". Para mim a espera até que não estava sendo tão dolorida (como já disse, devido aos muitos planos pendentes) porém eu esperava ter uma resposta positiva ou pelo menos um comunicado que eu iria para "a entrevista".

Acredito que como tantos outros candidados à imigração, um dos passatempos mais comuns é, além de ler outros blogs, estudar Francẽs e sonhar acordado, repassar zilhões de vezes o score com os critério de seleção e ver quantos pontos temos ou o que podemos fazer para ganhar mais um mísero pontinho. E é exatamente isso que tenho feito...planos, planos e mais planos. Embora ache que quando enviei meu dossiê eu já tinha os pontos necessários para receber o CSQ em casa, sempre fiquei paranóico em alerta para o caso de eles recusarem algum documento sei lá por qual razão.

Até que há alguns dias atrás, li no blog da Rita que ela havia recebido um email em que o BIQ solicitava documentos adicionais relativos ao IR. Até fiz um comentário no post dela em que citei meu receio de eles também não aceitarem meu IR. Porém na época do envio do meu dossiê, tive esta preocupação de que eles talvez não aceitassem meu IR sem carimbo e sem assinatura e então já fui providenciar no INSS o meu CNIS devidamente carimbado e assinado. Afinal de conta, na falta do IR, o CNIS carimbado, assinado e traduzido por tradutor juramentado já seria o suficiente, já dizia a lenda.

E hoje para minha surpresa os maledetos me pedem "o que? o que? o que ?"... preuve de cotisations sociales ou preuve de paiement de l'impôt sur le revenu. Tá de brincanagem comigo, não é ? (Sim, hoje descobri que existe sacanagem no Canadá). Agora o que me deixou enfurecido com a BIQgirl que me enviou o email foi que além deste item (item 24 do formulário A-1520-AA) ela ainda me cobra que eu envie documentos referentes à declaração de atividade regulamentada no Canadá (formulário A-0527-JF). PERAE SUA CRETINA!!!! EU SOU DA ÁREA DE TI!!!

Eu mandei o tal do CNIS (e todos os outros documentos, exceto o IR) do jeito que manda a lei, tudo do jeito que tem que ser e eles dão uma mancada monstruosa dessa.

Diante deste email que recebi hoje e de diversos relatos que eu já li em outros blogs de todas as pisadas na bola deles, tudo me leva a acreditar que de fato, esse pessoal do BIQ é extremamente incompetente. Não é possível, solicitar documentos que eu já enviei e ainda por cima exigir documentos que não se aplicam à minha categoria profissional.... é muita incompetência para um BIQ só!!!

Enfim, estou extremamente chateado com tudo isso. Chego até a pensar em largar esse BIQ falando sozinho e partir pra um college de uma vez (ou pra outro país). Mas daí meu lado frio e calculista me trás de volta pra Terra e me faz pensar em como contornar a situação. Tenho três meses pra amansar minha fúria e escrever uma carta "bem educada" justificando o porque minha profissão não é regulamentada e anexar NOVAMENTE!!!! o CNIS carimbado, assinado e traduzido por um tradutor juramentado, assim como JÁ FIZ DA PRIMEIRA VEZ!!!!!

Desculpem-me se meu post soa um tanto irado, enfurecido, raivoso, p da vida, ou se enrolei enrolei e não disse nada, mas tinha que desabafar, afinal não tenho com quem falar sobre isso. Vi que o Filipe também recebeu o mesmo email (talvez por razões diferentes) e mais outras pessoas também receberam a intention de rejet. Fica a pergunta: existe realmente algo errado no dossiê ou é porque eles pisaram na bola mais uma vez?