quarta-feira, 18 de março de 2015

Intention de reje.....WHAT THE F

Pois é amigos...é isso mesmo. O infame email intitulado "Intention de rejeter..." caiu na minha inbox. Tenho certeza que enviaram para o email incorreto, mas "fazer o que?"... o negócio é cuidar da criança agora.

Até dias atrás estava eu pensando nos meus planos, coisas a fazer ainda aqui no brasil, afinal eu esperava que só receberia notícias do BIQ lá para o final do ano ou até mesmo somente em janeiro/2016. Afinal a fama deles é de serem um tanto "lentos". Para mim a espera até que não estava sendo tão dolorida (como já disse, devido aos muitos planos pendentes) porém eu esperava ter uma resposta positiva ou pelo menos um comunicado que eu iria para "a entrevista".

Acredito que como tantos outros candidados à imigração, um dos passatempos mais comuns é, além de ler outros blogs, estudar Francẽs e sonhar acordado, repassar zilhões de vezes o score com os critério de seleção e ver quantos pontos temos ou o que podemos fazer para ganhar mais um mísero pontinho. E é exatamente isso que tenho feito...planos, planos e mais planos. Embora ache que quando enviei meu dossiê eu já tinha os pontos necessários para receber o CSQ em casa, sempre fiquei paranóico em alerta para o caso de eles recusarem algum documento sei lá por qual razão.

Até que há alguns dias atrás, li no blog da Rita que ela havia recebido um email em que o BIQ solicitava documentos adicionais relativos ao IR. Até fiz um comentário no post dela em que citei meu receio de eles também não aceitarem meu IR. Porém na época do envio do meu dossiê, tive esta preocupação de que eles talvez não aceitassem meu IR sem carimbo e sem assinatura e então já fui providenciar no INSS o meu CNIS devidamente carimbado e assinado. Afinal de conta, na falta do IR, o CNIS carimbado, assinado e traduzido por tradutor juramentado já seria o suficiente, já dizia a lenda.

E hoje para minha surpresa os maledetos me pedem "o que? o que? o que ?"... preuve de cotisations sociales ou preuve de paiement de l'impôt sur le revenu. Tá de brincanagem comigo, não é ? (Sim, hoje descobri que existe sacanagem no Canadá). Agora o que me deixou enfurecido com a BIQgirl que me enviou o email foi que além deste item (item 24 do formulário A-1520-AA) ela ainda me cobra que eu envie documentos referentes à declaração de atividade regulamentada no Canadá (formulário A-0527-JF). PERAE SUA CRETINA!!!! EU SOU DA ÁREA DE TI!!!

Eu mandei o tal do CNIS (e todos os outros documentos, exceto o IR) do jeito que manda a lei, tudo do jeito que tem que ser e eles dão uma mancada monstruosa dessa.

Diante deste email que recebi hoje e de diversos relatos que eu já li em outros blogs de todas as pisadas na bola deles, tudo me leva a acreditar que de fato, esse pessoal do BIQ é extremamente incompetente. Não é possível, solicitar documentos que eu já enviei e ainda por cima exigir documentos que não se aplicam à minha categoria profissional.... é muita incompetência para um BIQ só!!!

Enfim, estou extremamente chateado com tudo isso. Chego até a pensar em largar esse BIQ falando sozinho e partir pra um college de uma vez (ou pra outro país). Mas daí meu lado frio e calculista me trás de volta pra Terra e me faz pensar em como contornar a situação. Tenho três meses pra amansar minha fúria e escrever uma carta "bem educada" justificando o porque minha profissão não é regulamentada e anexar NOVAMENTE!!!! o CNIS carimbado, assinado e traduzido por um tradutor juramentado, assim como JÁ FIZ DA PRIMEIRA VEZ!!!!!

Desculpem-me se meu post soa um tanto irado, enfurecido, raivoso, p da vida, ou se enrolei enrolei e não disse nada, mas tinha que desabafar, afinal não tenho com quem falar sobre isso. Vi que o Filipe também recebeu o mesmo email (talvez por razões diferentes) e mais outras pessoas também receberam a intention de rejet. Fica a pergunta: existe realmente algo errado no dossiê ou é porque eles pisaram na bola mais uma vez?

12 comentários:

  1. Se tratando do BIQ é complicado dizer se tinha algo errado ou se eles são esse "algo errado".
    Meu processo já teve todos os status possíveis, inclusive o intenção de rejeição. Eles me pediram coisas que eu já tinha enviado, e como não adiantaria falar nada, resolvi assumir essa "despesa" e mandar de novo. Hoje eu estou só no aguardo da entrevista.
    Sou chateado demais com o BIQ igual a todos, mas infelizmente não temos muito o que fazer, a não ser reclamar com o MIDI sobre essa situação do BIQ estar cobrando algo que já foi enviado...

    Boa sorte, mas não desanima não.. Estamos todos iguais a você, desanimados, porém com uma imensa vontade de viver num país melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago.
      Obrigado pelo incentivo. Mesmo ficando super chateado, não vou deixar essa rasteira me derrubar. Já estou providenciando a resposta para eles asap.
      Desistir?...Jamais!!!

      Excluir
  2. Nao se preocupe. Recebemos esse mesmo email de Intention de Rejet pedindo documentos que eu ja havia enviado. A solucao foi enviar mais uma vez, com post-it detalhado explicando o que era cada um dos documentos.
    A regra geral e que todos os documentos tem que ter pelo menos um carimbo e uma assinatura. Ao menos no meu caso isso funcinonou.
    No mais, veja como um ponto positivo: apos receber a Intention de Rejet e enviar os documentos, nosso processo foi bem rapido, a convocacao de entrevista veio a seguir.
    Bom sinal para voce !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lepoussins. Com certeza isso que disse me tranquiliza um pouco. Além disso já providenciei o CNIS com "todas" as folhas carimbadas e assinadas e também de uma declaração do lugar onde trabalho atualmente, devidamente traduzidos....enfim vamos ver se agora vai. Gostei da idéia do post-it!!!
      Abraço

      Excluir
  3. oi Diogo, eu fui a outra pessoa que comentou no post da Rita, tb recebi intention de rejet e a minha história foi essa: não aceitaram meu IR ( como o de todo mundo) e me pediram também um documento da faculdade do meu namorado que comprova que o estágio dele foi feito durante seu curso de graduação! nós não haviamos mandado esse documento antes pois o estágio dele foi feito DENTRO DA UNIVERSIDADE (ele era bolsista)!!!! e mandamos só o comprovante do estágio, (que já tinha sido emitido pela faculdade, uma vez que o estágio foi lá) isso foi tão obvio para nós, que ficamos mt surpresos (e desesperados) com a intention de rejet... e foi um enorme sacrifício conseguir esse documento na faculdade, mas conseguimos!! Já enviei meus documentos para eles e eles já estão lá há 16 dias e eu estou desesperada por uma resposta e na verdade estou com muito medo!! ainda mais sabendo que eles ficam cometendo esses erros... Boa sorte para nós!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoela. Pois é, esse BIQ é complicado!!! Também já providenciei o CNIS conforme eles pedem e estou só aguardando a tradução chegar para enviar. Assim como seu namorado era, eu no momento sou bolsista, mas em um instituto do governo. Mas não a título de estágio pois me graduei em 2010. Já consegui uma declaração assinada pelo diretor do instituto em que todas as informações que eles pedem estão em um só documento. Porém como não é "trabalho" e nem "estágio", nem sei em que categoria eles vão considerar esta experiência, se é que vão considerar.

      Na verdade estou mandando esta declaração somente pra mostrar que eu trabalho atualmente, já que o CNIS não mostra nenhum registro nos últimos dois anos. Ainda bem que não dependo da comprovação desta bolsa com respeito aos pontos, já que com os registros do CNIS eu já tenho alguns pontos. Quanto a eles responderem eu acho que isso não acontece. Eles só vão entrar em contato de novo quando tiverem alguma decisão sobre o seu dossiê...então o neǵocio é relaxar (se possível) e esperar (mais alguns meses).

      Ah e de sorte...com esse BIQ vamos precisar de muita!!!

      Excluir
    2. Depois que recebi esse bendito e-mail nunca mais relaxei! rs, a minha espera até aquele momento tinha sido tranquila, mas agora... rs ( eu já ouvi relatos de uma pessoa que recebeu a decisão do dossiê 4 dias depois da chegada dos documentos de intention de rejet)... isso me deixou pior ainda! rs. Boa sorte!

      Excluir
    3. Wow...4 dias depois. Nem parece o BIQ. Mas não tem jeito, o negócio é deixar rolar e torcer pra dar tudo certo. Não quero te deixar mais tensa ainda mas ai vai uma pergunta. Pra onde você enviou seus documentos adiconais? Para o México ou para Montreal? No email que eu recebi veio um anexo com as informações que eles solicitam e dados adicionais. Inclusive uma folha que segundo instruções eu devo colocar na frente de tudo que eu vou enviar para facilitar a identificação. Acredito que você recebeu a mesma coisa ou algo parecido. Pois neste mesmo anexo dizia que eu devo enviar os documentos que eles solitam para o "México". Daí veio uma pessoa aqui, mas num outro post e falou que já que o BIQ mudou para Montreal, agora eu devia enviar para lá. Enfim, não achei que seria o caso, já que meu dossiê está no México, mas pensei...."vou confirmar direto na fonte, vai que....". Então liguei para o MIDI lá em Montreal e falei com uma tal de Hélène. Expliquei minha situação e ela disse na lata que meus "documents suplementaires" devem ser enviados para o BIQ em Montreal e ainda se comprometeu a me enviar por email a informação. Achei extranhissimo. De fato recebi um email dela dias depois, bem genérico e que não dizia nada do que ela me falou ao telefone. Liguei lá de novo e dai falei com outra pessoa, um homem que não entendi o nome e ele dessa vez pediu pra eu aguardar enquanto verificava a informação. Quando voltou me disse que se eu fui orientado no email que recebi a enviar para o México, era para lá que eu deveria enviar. E é o que vou fazer. Wow essa resposta virou um post! Mas então e você, enviou para onde seus "documents suplementaires"?

      Ah e se serve para acalmar um pouco, tenho acompanhado uns foruns internacionais de imigração para Quebec e tenho visto muito franceses...isso mesmo... FRANCESES, passando pelas mesmas situações que a gente. Intention de rejet e tudo mais quanto é trapalhada que o BIQ consegue fazer.

      Abraço

      Excluir
  4. Nossa!!! Franceses passando por essas situações? Eu sempre tive a ideia que pra eles é tudo muito fácil!! Rs! Diogo, nós recebemos nossa intention de rejet após a mudança do endereço para Montreal e mesmo assim no nosso documento mandava enviar para o mexico! Então enviei sem dúvidas para o Mexico! Pode mandar o seu pra lá tb ! Bjs (ignora essa doida de Montreal, rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que vou fazer. Obrigado!!!

      Excluir
    2. Diogo, acabei de receber o e-mail do BIQ, vou para entrevista! Mas não estou nem um pouco feliz, era pra ter passado direto, tínhamos 72 pontos, meu namorado tinha B2/B2 e eu tinha B2/C1. não sei o que houve. estou amaldiçoando até a última geração do técnico que avaliou meu dossie. Esperar a entrevista vai aumentar em muitos meses a obtenção do meu CSQ.... Que vc tenha mais sorte que eu! bjs (OBS: eles responderam 21 dias após a chegada dos meus documentos, meu processo no total teve 347 dias. pelo menos mais rápidos eles estão, rs)

      Excluir
    3. Poxa!!! 72 pontos e vão para entrevista!!! Realmente o BIQ é imprevisível. Pelos meus cálculos e segundo a regra de 2014 (prefiro não contar com pontos extras que eu teria na regra de 2015) eu tenho 56 ou 57, então já sabe né.....já estou esperando o mesmo e-mail. Vamos ver. Bom, enviei meus documentos ontem a tarde para o México. Chega lá na segunda-feira via Fedex. Contando as horas kkkk.

      Chato mesmo essa espera, mas pensa bem, com o francês que vocês têm é CSQ garantidíssimo. E com certeza eles estão bem mais rápidos. Conforme tenho acompanhado em uns fóruns, pelo visto está pra acontecer grandes mudanças pra este ano (ou próximo) então eles devem estar agilizando o atendimento.
      Boa sorte pra nós!!!

      Excluir