quarta-feira, 25 de março de 2015

Lessons learned

O mau tempo após receber a intention de rejeter passou e já estou providenciando os documentos necessários. Na verdade o extrato CNIS completo com todas as folhas carimbadas e assinadas já está comigo. Uma cartinha bem educada para o BIQ explicando porque profissionais de TI não precisam preencher o formulário A-0527-JA (ou em Francês A-0527-JF) também já foi escrita. Agora só estou aguardando a assinatura do RH em uma carta atestando minha atual experiência. Próximo passo é gastar dinheiro traduzir tudo e voilá...enviar para o BIQ.

Neste processo todo de intention de rejeter aprendi algumas coisas importantes que podem fazer a diferença na hora de montar seu dossiê. Primeira coisa que aprendi, e acho que a maioria (mas nem todos) já deve saber. Na falta do IR envie o seu extrato do CNIS e por favor "COM TODAS AS FOLHAS ASSINADAS E CARIMBADAS". Às vezes o chefe do posto do INSS também não quer assinar, porque eles assim como a RF somente consultam os dados mantidos pelo Dataprev. Eles não são os donos da informação e esse é um dos motivos de não assinarem nossas declarações de imposto de renda. Existem outros motivos mas não vou entrar em detalhes. Porém os pessoal do INSS é um pouco mais maleável e às vezes quebram um galho. Mas mesmo assim se não assinarem, insista, volte outro dia, vá a outro posto, em outra cidade... sei lá, dá um jeito porque uma hora eles acabam assinando.

Outra coisa que aprendi é sobre comprovação de experiência de trabalho, e isso é bastante importante. Muita atenção com os itens 23 e 24 do formulário A-1520-AA (ou em Francês A-1520-AF) . Não confunda comprovar experiência com comprovar legalidade da experiência. Parece óbvio mas há um detalhe. Explico. Comprovar a experiência (item 23) é enviar documentos que mostram que vocẽ trabalha ou trabalhou em tal e tal empresa fazendo tal e tal atividade por tanto tempo etc. Para isso use cartas de referência, contratos de trabalho, de recisão, holerites, o PPP (perfil profissiográfico previdênciario), enfim do jeito que eles colocaram no formulário, documentos oficiais que comprovam que você tem profissão e a exerce. Outra coisa é comprovar a legalidade desta experiência (item 24) e aí que está o pulo do gato. Para provar a legalidade não vale enviar documentos emitidos pelo seu empregador,  qualquer outra empresa, contador ou banco. Provar a legalidade quer dizer que ou a receita federal ou o inss ou qualquer outro orgão do governo devem emitir documentos que comprovem a legalidade  de cada experiência do item 23 e mostrem que você contribuiu com a previdência social ou que pagou imposto de renda ou até mesmo que você é isento destes pagamentos (o que é o meu caso).

 
Ttrecho do email que recebi falando sobre os documentos que eles exigem.


Mais uma coisa que aprendi. O BIQ erra, e pode errar feio na hora da avaliação do seu dossiê. Chegou ao ponto de exigir que eu assinasse um formulário que não se aplica à minha categoria profissional (A-0527-JA). Portanto para evitar este tipo de situação seja extremamente crítico na hora de escolher qual documento vai e qual não vai ser parte do seu dossiê. Não dê chance para eles te questionarem. Enfim, seu dossiê deve ser incontestável nas informações que exibe. E esteja preparado para responder com base nos documentos que eles mesmos deveriam saber de cor caso questionem alguma coisa que você sabe estar correto...sempre com muito amor e carinho, afinal estamos nas mãos deles.

14 comentários:

  1. Um duvida os documentos A-1520-AA e A-0527-JK foi um erro na hora da digitação, pois quando enviei foram estes A-1520-AF e A-0527-JF, mais desejo boa sorte e que tudo ocorra da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sorry. Na verdade foi um erro de digitação E uma confusão. O que acontece é que os formulários em Anglais são A-1520-AA e A-0527-JA e os formulários em Français são A-1520-AF e A-0527-JF. Realmente este final K não existe. Já arrumei no texto
      Abraço

      Excluir
  2. "Próximo passo é gastar dinheiro traduzir tudo e voilá...enviar para o México."

    Muita atenção! O endereço do escritório mudou e não é mais no México. Segue:

    285, rue Notre-Dame Ouest, 4e étage
    Montréal (Québec) H2Y 1T8
    CANADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Guilherme. Obrigado por chamar atenção para esse detalhe. Na verdade acho que vou é ligar lá no BIQ porque o endereço que eles informaram no email que recebi diz para eu enviar para o México. Mas não custa confirmar. Vai que....

      Abraço

      Excluir
    2. O endereço é no México sim. Só mudou o endereço para novos processos, processos em andamento ainda continuam no México.

      Excluir
  3. Que bom que vai enviar os docs, acho que vai dar certo sim. Imagino o quanto é chato, mas pelo menos estão com seu processo em mãos, avaliando.
    Vamos enviar os nossos agora quando reabrirem, peguei o papel de vínculos do CNIS no INSS, mas foi só uma folha. Peguei também um com as remunerações que eram três folhas, mas mandei pra traduzir o de vínculos, uma folha, porque achei que fosse mais próximo do que o que eles pedem. Você acha que é melhor mandar das remunerações também?
    E sobre a comprovação de tempo de experiência, peguei as cartas e tem a cópia da CTPS e o três últimos contracheques do emprego atual. Você acha que é necessário mandar as rescisões também?
    Um abraço! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Porcelets. Obrigado pela visita. Sim...é muito chato ter que refazer as coisas, principalmente por detalhes tão bobos. Então vamos lá...quando eu enviei meu dossiê, o CNIS (carimbado, assinado e traduzido) que foi junto era aquele resumão de 1 folha que diz meus dados, cada uma das empresas que trabalhei e a data de início e fim contrato e só. A fim de comprovar a legalidade da experiência ele não vale pois não mostra que você de fato contribuiu com a previdência social. Não mostra valores. Daí a necessidade de mandar o extrato completo, mês a mês. Sai mais caro pra traduzir mas é o que eles querem. Então agora estou mandando este completo.

      Também mandei as cartas de referência, CTPS e contracheques, além de uns outros que não lembro o nome. O que acontece é que nem sempre uma carta de referência contém todos os dados que eles pedem. Exemplo: em uma carta de referência que enviei dizia tudo exceto a jornada semanal de 44 horas. Daí como o RH estava com uma má vontade monstruosa de refazer a carta, resolvi enviar a recisão, porque lá mostrava mais informações (devidamente marcadas com caneta marca-texto), que além de complementares se confirmavam entre todos os outros documentos no dossiê.

      Como todos dizem, cada caso é um caso. No meu caso foi importante enviar a recisão, mas se não for seu caso talvez não haja necessidade. Acho que com o BIQ não podemos pecar nem por falta nem por excesso. Tem que ser certeiro, senão acontece esse tipo de imprevisto que aconteceu comigo.

      Tá chegando a hora hein. Boa sorte pra vocês!!!
      Abraço

      Excluir
    2. Entendi. Mas nesse extrato maior fala das remunerações, meus salários mensais e não as contribuições (como pede no formulário). Soube que não existe esse documento que fala das contribuição exatas, tipo 11% do meu salário, exemplo. Pois essa é uma obrigação da empresa. Mas vou correr atrás dessa tradução também, são mais 6 páginas, eu e minha esposa.
      Sobre as declarações, nas minhas falam da carga horária, então acho que não vou mandar as rescisões não.
      A CTPS você mandou cópia simples ou autenticou?
      E as certidões de nascimento e casamento você mandou autenticada ou enviou segunda via?
      Abraço!

      Excluir
    3. Ah sim. Também fiquei em dúvida com esses valores no CNIS. Mas pensando por outro lado, prova que houve contribuições referentes aos salários mostrados lá, isto mês a mês. Quanto de fato foi depositado é um detalhe, uma lei brasileira. E outra coisa, se algumas contribuições não fossem feitas, concorda que teria meses sem registro do seu salário no CNIS? Acho que eles não dão importância a "o que aqueles números significam", mas sim que eles tem que estar lá (opinião minha claro).

      Que me lembro agora, tudo que mandei foi cópia autenticada. Original mesmo só o TCFQ e IELTS.

      Excluir
    4. Eita, será que tenho que autenticar a CTPS? Nos formulários fala em Photocopie, não fala em copie certifié. Já mandei traduzir sem as autenticações. Mas vou ver isso.

      Excluir
  4. Depois que passa o ódio sempre aprendemos algo, eu aprendi que devemos mandar EXATAMENTE tudo que eles pedem mesmo que não faça sentido (como comentei no seu post do dia 18 de março) rs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que bom que não se deixou abalar e jogou tudo pro ar!
    Admiro sua força e vontade! Eu não sei quase nada sobre o processo do Quebec, quando leio sobre parece que estou lendo em francês (rs) mas vim apenas dizer que fico orgulhosa de pessoas como você, que não desistem no primeiro tropeço :D
    Fiquei bem apreensiva por medo do CIC errar algo na nossa aplicação, já vi casos assim...

    boa sorte!
    Tata e Nando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tata. Obrigado pela visita!!!

      Quando recebi a notícia, o choque foi grande mas realmente não deixei me abater. Pra quem tem o objetivo de imigrar, até é normal ficar chateado com esses contratempos, mas não pode deixar isso enfraquecer a vontade de imigrar. Se eu me abatesse com isso, imagina quando estivesse lá no Canadá, com todas as dificuldades que ainda podem aparecer. Quanto ao processo de Quebec, é tudo muito confuso mesmo, principalmente a avaliação dos dossiês. E eu que não entendi direito até agora o Express Entry. Até já dei uma olhada em uns blogs mas está tudo muito estranho ainda pra mim. Talvez porque eu não pretenda aplicar por ele, e espero não ser necessário. Confesso que hoje se tivesse que aplicar pelo EE, teria uma longa caminhada pela frente.

      Boa sorte pra nós!!!

      Excluir
  6. Diogo,

    Meu marido, que é o requerente principal, também é de TI, só assinou e mandou o formulário e deu certo. Sugiro que você só assine e mande assim mesmo!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir