quinta-feira, 23 de julho de 2015

Federal mode on e mais um turbilhão de coisas


Pois então, 63 dias depois de enviar meus documentos para Sydney recebi o e-mail dizendo que o processo federal foi aberto...and now it's all downhill from here. Não, não é!!! Foi uma sensação estranha visto que as coisas não estão caminhando como esperado, aliás está tudo muito mais rápido do que eu imaginava. Além disso algumas coisas que estão acontecendo/para acontecer em breve, estão deixando minha cabeça com um turbilhão de pensamentos e emoções...muitas emoções.
Explico. Como já devo ter falado aqui antes, meu contrato de trabalho está para terminar este ano. Pra ser mais específico, termina no final de agosto e isso significa que vai parar de pingar dilmas na minha conta e isso é bastante preocupante. Principalmente nesta fase de crise, dólar nas alturas e desemprego que o país está passando, não posso me dar ao luxo de sentar e esperar o dia da partida para o Canadá, mesmo que isso aconteça em breve.
Preciso arranjar um trabalho até o início de setembro. Mas o engraçado é que este mês passei por um processo seletivo, mas ontem mesmo recebi um e-mail dizendo que não fui aprovado. Sensação de alívio com frustração juntos. É possível isso? É. Frustração por não ter conseguido a vaga que tanto quero e preciso para garantir minhas dilmas e um certo alívio pois vou poder priorizar minha partida para o Canadá.
Ainda na questão trabalho, em maio fui aprovado em um "concurso" (não é bem concurso como todos conhecem, mas é como chamam onde trabalho hoje) em terceiro lugar. O salário é digno de fazer muita gente largar o Canadá pra escanteio (mas não eu!!!), mesmo sendo contrato temporário de um ano (perfeito pra mim) com opção de estender para até quatro anos. Porém não é garantia de eu ser chamado e tenho que aguardar até final de agosto pra saber. E ainda tem uma outra empresa que fez contato comigo semana passada e eu estou naquela de "se der certo, tudo bem....se não der, tudo ótimo kkk". E tem também uma terceira empresa que estou aguardando se vou ser chamado ou não para entrevista.
E para completar, agora no finalzinho do meu projeto, no momento que eu deveria estar 1000% focado na entrega de todos os relatórios, resultados, etc., meus chefes vieram com a história de estender meu contrato por mais um ano, maaaaas não deram garantia de nada, se vai dar certo ou não.
Resumindo: Tenho quatro passarinhos, mas todos voando, nenhum na minha mão. E se pegar algum, tenho que priorizar aquele que será melhor tanto em curto quanto em longo prazo, pensando tanto na minha mudança para o Canadá quanto nas vantagens/desvantagens que posso ter ao estender minha estadia aqui no brasil por começar em um novo emprego, considerando as vantagens financeiras, a necessidade de economizar dinheiro e a vontade incontrolável de ir embora e recomeçar minha vida. Isso tudo a ser decidido E resolvido até 31 de agosto, data que termina meu contrato de trabalho. Como disse no começo, são muitas emoções.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

...and the CSQ goes to...

Uhuuuuuuu!!! Chegou minha vez!!!

É isso mesmo pessoal...foi emoção como se eu ganhasse um Oscar. Depois de longos 10 meses de espera, um grande susto no meio do caminho, meu CSQ foi emitido ontem. De certa forma eu já esperava alguma resposta por esses dias, mas não imaginava que a surpresa seria tão boa. Confesso que estava pensando que talvez acabasse tendo que passar pela entrevista, já que pelos meus cálculos, em 2014 eu tinha 56/57 pontos....enfim, foi uma surpresa muuuuito boa.


Até ontem mesmo comentei num blog que eu também queria um CSQ pra mim...e agora já estou com ele quase nas mãos. Já providenciei que a FEDEX vá buscar pra mim lá no México e agora é adrenalina de novo no processo federal.

Analisando esta primeira parte do processo de Quebec, acho que foi até rápido demais visto que no site eles estimam que a avaliação de um dossiê do brasil demore em média 19 meses. Eu mesmo como já comentei outro dia, esperava um primeiro contato lá pra fevereiro de 2016. É isso pessoal, só passando aqui pra dar a notícia e desejar que tenhamos muitos CSQ's ainda pra serem emitidos pra galera do processo!!!

Federal...ai vou eu!!!


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Mais novidades do BIQ

Isso mesmo pessoal...mais uma novidade surpreendente (menos, menos) do BIQ.

Se bem que essa novidade já era um boato comentado em forums de imigração (vide http://www.forum.immigrer.com) já há alguns meses.

Segue a fotinha da notícia e o link pra quem quer ver direto na fonte.


Acho que agora sim o processo de Quebec vai começar a ser um pouco mais transparente e pelo amor né.....século 21...2015 já e eles ainda não tinham um sistema informatizado para tratar os zilhões de dossiês recebidos! Já estava na hora!

Enquanto isso aguardo a resposta dos meus "documents supplementaires" que chegaram lá no México dia 20 de abril. E sigo esperando......

quarta-feira, 25 de março de 2015

Lessons learned

O mau tempo após receber a intention de rejeter passou e já estou providenciando os documentos necessários. Na verdade o extrato CNIS completo com todas as folhas carimbadas e assinadas já está comigo. Uma cartinha bem educada para o BIQ explicando porque profissionais de TI não precisam preencher o formulário A-0527-JA (ou em Francês A-0527-JF) também já foi escrita. Agora só estou aguardando a assinatura do RH em uma carta atestando minha atual experiência. Próximo passo é gastar dinheiro traduzir tudo e voilá...enviar para o BIQ.

Neste processo todo de intention de rejeter aprendi algumas coisas importantes que podem fazer a diferença na hora de montar seu dossiê. Primeira coisa que aprendi, e acho que a maioria (mas nem todos) já deve saber. Na falta do IR envie o seu extrato do CNIS e por favor "COM TODAS AS FOLHAS ASSINADAS E CARIMBADAS". Às vezes o chefe do posto do INSS também não quer assinar, porque eles assim como a RF somente consultam os dados mantidos pelo Dataprev. Eles não são os donos da informação e esse é um dos motivos de não assinarem nossas declarações de imposto de renda. Existem outros motivos mas não vou entrar em detalhes. Porém os pessoal do INSS é um pouco mais maleável e às vezes quebram um galho. Mas mesmo assim se não assinarem, insista, volte outro dia, vá a outro posto, em outra cidade... sei lá, dá um jeito porque uma hora eles acabam assinando.

Outra coisa que aprendi é sobre comprovação de experiência de trabalho, e isso é bastante importante. Muita atenção com os itens 23 e 24 do formulário A-1520-AA (ou em Francês A-1520-AF) . Não confunda comprovar experiência com comprovar legalidade da experiência. Parece óbvio mas há um detalhe. Explico. Comprovar a experiência (item 23) é enviar documentos que mostram que vocẽ trabalha ou trabalhou em tal e tal empresa fazendo tal e tal atividade por tanto tempo etc. Para isso use cartas de referência, contratos de trabalho, de recisão, holerites, o PPP (perfil profissiográfico previdênciario), enfim do jeito que eles colocaram no formulário, documentos oficiais que comprovam que você tem profissão e a exerce. Outra coisa é comprovar a legalidade desta experiência (item 24) e aí que está o pulo do gato. Para provar a legalidade não vale enviar documentos emitidos pelo seu empregador,  qualquer outra empresa, contador ou banco. Provar a legalidade quer dizer que ou a receita federal ou o inss ou qualquer outro orgão do governo devem emitir documentos que comprovem a legalidade  de cada experiência do item 23 e mostrem que você contribuiu com a previdência social ou que pagou imposto de renda ou até mesmo que você é isento destes pagamentos (o que é o meu caso).

 
Ttrecho do email que recebi falando sobre os documentos que eles exigem.


Mais uma coisa que aprendi. O BIQ erra, e pode errar feio na hora da avaliação do seu dossiê. Chegou ao ponto de exigir que eu assinasse um formulário que não se aplica à minha categoria profissional (A-0527-JA). Portanto para evitar este tipo de situação seja extremamente crítico na hora de escolher qual documento vai e qual não vai ser parte do seu dossiê. Não dê chance para eles te questionarem. Enfim, seu dossiê deve ser incontestável nas informações que exibe. E esteja preparado para responder com base nos documentos que eles mesmos deveriam saber de cor caso questionem alguma coisa que você sabe estar correto...sempre com muito amor e carinho, afinal estamos nas mãos deles.