quarta-feira, 25 de março de 2015

Lessons learned

O mau tempo após receber a intention de rejeter passou e já estou providenciando os documentos necessários. Na verdade o extrato CNIS completo com todas as folhas carimbadas e assinadas já está comigo. Uma cartinha bem educada para o BIQ explicando porque profissionais de TI não precisam preencher o formulário A-0527-JA (ou em Francês A-0527-JF) também já foi escrita. Agora só estou aguardando a assinatura do RH em uma carta atestando minha atual experiência. Próximo passo é gastar dinheiro traduzir tudo e voilá...enviar para o BIQ.

Neste processo todo de intention de rejeter aprendi algumas coisas importantes que podem fazer a diferença na hora de montar seu dossiê. Primeira coisa que aprendi, e acho que a maioria (mas nem todos) já deve saber. Na falta do IR envie o seu extrato do CNIS e por favor "COM TODAS AS FOLHAS ASSINADAS E CARIMBADAS". Às vezes o chefe do posto do INSS também não quer assinar, porque eles assim como a RF somente consultam os dados mantidos pelo Dataprev. Eles não são os donos da informação e esse é um dos motivos de não assinarem nossas declarações de imposto de renda. Existem outros motivos mas não vou entrar em detalhes. Porém os pessoal do INSS é um pouco mais maleável e às vezes quebram um galho. Mas mesmo assim se não assinarem, insista, volte outro dia, vá a outro posto, em outra cidade... sei lá, dá um jeito porque uma hora eles acabam assinando.

Outra coisa que aprendi é sobre comprovação de experiência de trabalho, e isso é bastante importante. Muita atenção com os itens 23 e 24 do formulário A-1520-AA (ou em Francês A-1520-AF) . Não confunda comprovar experiência com comprovar legalidade da experiência. Parece óbvio mas há um detalhe. Explico. Comprovar a experiência (item 23) é enviar documentos que mostram que vocẽ trabalha ou trabalhou em tal e tal empresa fazendo tal e tal atividade por tanto tempo etc. Para isso use cartas de referência, contratos de trabalho, de recisão, holerites, o PPP (perfil profissiográfico previdênciario), enfim do jeito que eles colocaram no formulário, documentos oficiais que comprovam que você tem profissão e a exerce. Outra coisa é comprovar a legalidade desta experiência (item 24) e aí que está o pulo do gato. Para provar a legalidade não vale enviar documentos emitidos pelo seu empregador,  qualquer outra empresa, contador ou banco. Provar a legalidade quer dizer que ou a receita federal ou o inss ou qualquer outro orgão do governo devem emitir documentos que comprovem a legalidade  de cada experiência do item 23 e mostrem que você contribuiu com a previdência social ou que pagou imposto de renda ou até mesmo que você é isento destes pagamentos (o que é o meu caso).

 
Ttrecho do email que recebi falando sobre os documentos que eles exigem.


Mais uma coisa que aprendi. O BIQ erra, e pode errar feio na hora da avaliação do seu dossiê. Chegou ao ponto de exigir que eu assinasse um formulário que não se aplica à minha categoria profissional (A-0527-JA). Portanto para evitar este tipo de situação seja extremamente crítico na hora de escolher qual documento vai e qual não vai ser parte do seu dossiê. Não dê chance para eles te questionarem. Enfim, seu dossiê deve ser incontestável nas informações que exibe. E esteja preparado para responder com base nos documentos que eles mesmos deveriam saber de cor caso questionem alguma coisa que você sabe estar correto...sempre com muito amor e carinho, afinal estamos nas mãos deles.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Intention de reje.....WHAT THE F

Pois é amigos...é isso mesmo. O infame email intitulado "Intention de rejeter..." caiu na minha inbox. Tenho certeza que enviaram para o email incorreto, mas "fazer o que?"... o negócio é cuidar da criança agora.

Até dias atrás estava eu pensando nos meus planos, coisas a fazer ainda aqui no brasil, afinal eu esperava que só receberia notícias do BIQ lá para o final do ano ou até mesmo somente em janeiro/2016. Afinal a fama deles é de serem um tanto "lentos". Para mim a espera até que não estava sendo tão dolorida (como já disse, devido aos muitos planos pendentes) porém eu esperava ter uma resposta positiva ou pelo menos um comunicado que eu iria para "a entrevista".

Acredito que como tantos outros candidados à imigração, um dos passatempos mais comuns é, além de ler outros blogs, estudar Francẽs e sonhar acordado, repassar zilhões de vezes o score com os critério de seleção e ver quantos pontos temos ou o que podemos fazer para ganhar mais um mísero pontinho. E é exatamente isso que tenho feito...planos, planos e mais planos. Embora ache que quando enviei meu dossiê eu já tinha os pontos necessários para receber o CSQ em casa, sempre fiquei paranóico em alerta para o caso de eles recusarem algum documento sei lá por qual razão.

Até que há alguns dias atrás, li no blog da Rita que ela havia recebido um email em que o BIQ solicitava documentos adicionais relativos ao IR. Até fiz um comentário no post dela em que citei meu receio de eles também não aceitarem meu IR. Porém na época do envio do meu dossiê, tive esta preocupação de que eles talvez não aceitassem meu IR sem carimbo e sem assinatura e então já fui providenciar no INSS o meu CNIS devidamente carimbado e assinado. Afinal de conta, na falta do IR, o CNIS carimbado, assinado e traduzido por tradutor juramentado já seria o suficiente, já dizia a lenda.

E hoje para minha surpresa os maledetos me pedem "o que? o que? o que ?"... preuve de cotisations sociales ou preuve de paiement de l'impôt sur le revenu. Tá de brincanagem comigo, não é ? (Sim, hoje descobri que existe sacanagem no Canadá). Agora o que me deixou enfurecido com a BIQgirl que me enviou o email foi que além deste item (item 24 do formulário A-1520-AA) ela ainda me cobra que eu envie documentos referentes à declaração de atividade regulamentada no Canadá (formulário A-0527-JF). PERAE SUA CRETINA!!!! EU SOU DA ÁREA DE TI!!!

Eu mandei o tal do CNIS (e todos os outros documentos, exceto o IR) do jeito que manda a lei, tudo do jeito que tem que ser e eles dão uma mancada monstruosa dessa.

Diante deste email que recebi hoje e de diversos relatos que eu já li em outros blogs de todas as pisadas na bola deles, tudo me leva a acreditar que de fato, esse pessoal do BIQ é extremamente incompetente. Não é possível, solicitar documentos que eu já enviei e ainda por cima exigir documentos que não se aplicam à minha categoria profissional.... é muita incompetência para um BIQ só!!!

Enfim, estou extremamente chateado com tudo isso. Chego até a pensar em largar esse BIQ falando sozinho e partir pra um college de uma vez (ou pra outro país). Mas daí meu lado frio e calculista me trás de volta pra Terra e me faz pensar em como contornar a situação. Tenho três meses pra amansar minha fúria e escrever uma carta "bem educada" justificando o porque minha profissão não é regulamentada e anexar NOVAMENTE!!!! o CNIS carimbado, assinado e traduzido por um tradutor juramentado, assim como JÁ FIZ DA PRIMEIRA VEZ!!!!!

Desculpem-me se meu post soa um tanto irado, enfurecido, raivoso, p da vida, ou se enrolei enrolei e não disse nada, mas tinha que desabafar, afinal não tenho com quem falar sobre isso. Vi que o Filipe também recebeu o mesmo email (talvez por razões diferentes) e mais outras pessoas também receberam a intention de rejet. Fica a pergunta: existe realmente algo errado no dossiê ou é porque eles pisaram na bola mais uma vez?

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Nouvelles de l'année 2015...mais uma e contando

...e o BIQ nos surpreende novamente com mais uma notícia bombastica!!! Calma, calma, não é pra tanto.

Estava dando uma olhada no site oficial de imigração e fui surpreendido com mais essa novidade do BIQ.


Para quem ainda não apresentou o dossiê na categoria de skilled worker e está esperando abrir a porteira as novas regras, esta é apenas uma novidade para ficar alerta e enviar para o endereço correto "no Canadá".

Para quem já enviou confesso que não sei o que esperar. Como a nota que eles publicaram não cita nada a respeito dos dossiês abertos, fica a dúvida no ar. Os dossiês abertos e ainda na fase de análise serão transferidos para o Canadá e continuar juntando poeira lá a análise por lá? Ou ainda continuarão sua longa jornada no México mesmo?

Prefiro ser otimista e pensar que seja lá o que for feito, sejam os dossiês já abertos transferidos ou não, que seja para melhorar e agilizar a análise deles. Mas não consegui evitar e bateu sim um medinho só de imaginar em ter um documento ou até um dossiê inteiro extraviado no meio do caminho. Espero que eles tomem todo o cuidado do mundo com esses documentos, pois lá está a vida e o sonho de muita gente!

Meu dossiê já fez 7 meses de vida e digo o seguinte. Eita espera angustiante!!! Meu plano era passar este tempo de espera me preparando, principalmente financeiramente para o grande dia, mas confesso que tem sido muito difícil. Sem querer entrar em papo de política, mas a situação do brasil está complicada. Cada vez mais difícil guardar dinheiro. Tudo muito caro....enfim.....não vejo a hora de zarpar dessa m...

Mas já que está difícil economizar, enquanto isso fico eu em minha caverna empenhado em melhorar meu nível de Francês e tentar o TCFQ novamente daqui uns 2-3 meses, mas desta vez quero um C1 em CO e EO. Não aceito menos que isso. Quero se possível ganhar mais dois pontinhos. Mas não só pelos pontos, também quero chegar chegando bem preparado no Canadá, quem sabe até sem precisar de francisação (um sonho claro, mas sonhar é di grátis). 

Estou estudando todos os dias. Ouvindo principalmente rádios, podcasts e uns audios em mp3 que tenho, que têm sido muito úteis. Senti que meu vocabulário melhorou muuuito, bem como a compreensão oral. E por falar nisso vai ai uma dica: tenho usado muito um app para Android chamado Tunein. Nele eu ouço diversas rádios em Francês, inclusive de Québec. Já sou viciado numa rádio chamada BFM Business de Paris. Ouço no carro, em casa, antes de dormir, enfim a qualquer hora que eu possa e tenha sinal 3G ou wifi. Foco total. Até as músicas que eu sou viciado em escutar no carro eu parei. Agora só ouço rádio em Francês quando dirijo.

Bom é isso meus caros. Resumindo, parece que esse ano veio cheio de mudanças na imigração para o Canadá. E que venha a próxima em Abril.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Seis meses

Olá pessoal.

Eu de novo após alguns meses sem postar nada aqui. São muitos os motivos de eu não postar tanto assim aqui no blog. Porém estou gostando bastante de compartilhar (mesmo que pouco) as experiências e aflições de um futuro imigrante. E aproveito para agradecer imensamente os criadores de outros blogs/vlogs que leio/assisto pois estes foram e têm sido muito importantes para mim nessa loooonga caminhada rumo ao Canadá.


Mas como já deu para perceber, minha aparição virtual tem uma razão "especial". Hoje faz seis meses que meu dossiê foi aberto. Neste pouco tempo que estou oficialmente no limbo processo provincial, tive tempo pra refletir muita coisa a respeito de todo esse negócio de imigração. Não houve muitos acontecimentos relevantes nesse intervalo, a não ser o fato de eu ter contado sobre o assunto para meus pais, que receberam a notícia muito bem por sinal...e até dizem "vai mesmo...e não volte mais!!!".


Uma das coisas que mais fiz nestes seis meses foi refletir o rumo que este país está tomando e o quanto acho que minha decisão de sair daqui está mais do que certa. Não sou muito de assistir TV mas o pouco que assisto ou leio na internet vejo que o brasil está ficando cada vez mais inabitável. Até um dia desses meu pai fez um comentário assim: "Não dá pra saber o que é pior. A situação deplorável e decadente do país ou a alienação de algumas pessoas que não percebem isso tudo acontecendo." Nem é necessário entrar em detalhes com respeito à corrupção, roubalheira, violência generalizada, política suja e todo aquele "jeitinho brasileiro" de ser que tantos batem no peito, para justificar que ir embora daqui é de fato a melhor coisa a se fazer.


Com respeito a como estou me sentindo no momento, com esta espera toda...sou bem tranquilo, como já devo ter comentado aqui antes e além disso sou bem pé no chão e acho que tudo tem sua hora. Uns dias atrás até me deu uma vontade grande de ir embora no dia seguinte. Confesso que até fui ver a opção de ir para o Canadá para estudar mas a questão da grana pesa bastante, já que o Canadá para estudantes sai bem mais caro que para os residentes. Enfim....deixei a ideia por enquanto na geladeira.


Comecei no entanto a avaliar outras opções de imigração para outras províncias mas isso é um assunto que devo pesquisar mais, já que isto envolveria gastos adicionais. Pensei a princípio em Saskatchewan e Manitoba mas acho que devo amadurecer a ideia este ano e se for o caso me preparar para estes processos e aplicar em 2016. Outra coisa que vai tomar um pouco meu tempo este ano é que faltam apenas 8 meses para o término da minha bolsa (não sei se já comentei mas sou bolsista), e isto quer dizer que a partir de setembro vou ter que procurar trabalho ou outro projeto de pesquisa. Não vou me estressar antes da hora, mas é uma situação preocupante que de fato irei enfrentar.


Voltando ao assunto "dossiê", vi no site da imigração de Quebec que o tempo de espera para a resposta do BIQ era de uns 19 meses, o que me leva a crer que eles deverão responder pra mim até fevereiro de 2016. Ou seja, tempo de sobra pra fazer muita economia e estudo do Francês. A economia até que está fácil.....já o Francês.....(hora de tomar vergonha na casa e estudar Francês).


E por falar em estudar Francês estava pensando que talvez seria uma boa se eu pudesse enviar um TCFQ com C1 lá para o BIQ (sonhar não paga nadaaaa) como forma de aumentar meu pontos. Aliás vi que eu poderia conseguir os seguintes pontos:


+1 no Inglês melhorando meu IELTS no Reading. - falta grana e paciência pra fazer a prova de novo e claro aumentar o score do Reading sem diminuir os outros.


+4 pontos se eu tivesse o C1 do TCFQ(CO e EO)  - falta chão ainda pra eu chegar no C1....talvez mergulhar de cabeça num intensivo e eu consiga.


+2 pontos se eu enviar mais 24 meses de experiência. - já garantido....só esperar até agosto e enviar os documentos que comprovam.


Enfim minha gente... parabéns para os seis meses de meu dossiê que já pode começar a comer papinha e fico por aqui com muitos planos e expectativas para este ano e para os próximos capítulos desta saga.


Um abraço a todos.


ps. post meio longo só pra falar dos seis meses de dossiê no BIQ!!!








segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Contar ou não contar?...eis a questão

Olá a todos.....ando meio sumido ultimamente e explico porque. Total falta de novidades sobre meu processo, como já era de se esperar de alguém que teve o dossiê aberto há apenas dois meses.

Bem, vamos direto ao ponto, o motivo do post....Já há algum tempo que estava pensando em falar para meus pais sobre meus planos de imigrar. Não tinha contado ainda pois achava que eles ficariam super ansiosos com todo esse processo e de ansioso aqui já basta eu. Confesso também que tinha certo receio da maneira que eles veriam minha partida. Já tenho minha vida, moro sozinho e não dependo deles já faz tempo, mas não queria que eles pensassem que eu estivesse querendo abandonar o barco, me afastar deles ou qualquer outro motivo, que não seja o que eu realmente sinto sobre imigração, que é ter uma vida melhor, num lugar melhor, criar filhos em um lugar mais seguro, justo, com oportunidades...etc. Queria que eles entendessem os motivos e apoiassem, mesmo que a distância nos afaste um pouco. Óbvio que uma hora eu teria que falar mas estava esperando a hora certa. Esperava dar a notícia assim que estivesse com o CSQ mas até lá ainda tem chão. Na verdade tive várias oportunidades de falar mas achava que naquela hora a notícia não seria bem recebida.

Mas ontem foi diferente. A tv estava ligada e passava um programa (não sei qual pois detesto tv) que comparava o brasil com os Estados Unidos (preços, educação, etc.) e foi ai que entrei e parei pra assistir....

Nesta hora que eles (meus pais) começaram a descer a lenha no brasil a cada comparação. Para minha surpresa, quando no final da reportagem, minha mãe olha pra mim e fala assim: Então Diogo....o que você está fazendo aqui no brasil ainda? Já está na hora de você ir para os Estados Unidos......(e continuaram a malhar o brasil).

Foi então que..... 'pliiiiiin'. Pensei..."´É agora". Deixei a reportagem terminar e falei meus planos....tudo. Surpresa minha que eles deram todo o apoio e acharam super legal. Fizeram mil perguntas e óbvio, não deixaram de dar conselhos pra eu tomar cuidado com isso e aquilo,...desde cuidado para atravessar a rua até não falar com estranhos kkkkk. Enfim pais são pais.

Sou muito próximo dos meus pais, são meus super amigões e por isso fiquei tão contente por eles terem recebido a notícia numa boa, sem estresse e principalmente dando total apoio. Sinceramente não esperava uma reação tão positiva. Talvez eles não tenham ficado tão surpresos assim porque de uma certa forma eu sempre demonstrei (desde adolescente eu já falava nisso) que gostaria de um dia morar fora. Talvez eles no fundo já soubessem que um dia isso iria de fato acontecer.

Enfim foi uma experiência boa compartilhar meus sonhos e ansiedades com eles . Na falta de uma pessoa para participar dos mesmos planos, faz falta ter alguém que te dê apoio e para dividir as novidades e ansiedades.

Meu plano é mesmo não fazer propaganda deste projeto para amigos ou parentes, então meus pais saberem e apoiarem já está ótimo pra mim.

Bom, vou ficando por aqui...o dever me chama. Preciso salvar o planeta agora.

Até a próxima novidade.
Abraços

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Prioridade de atendimento de dossiês

Olá pessoal.

Como meu dossiê foi aberto alguns dias atrás fiquei curioso de fazer algumas perguntas para o pessoal do BIQ. Aproveitei então que ontem aconteceu uma daquelas palestras virtuais e me juntei ao grupo pra dormir ouvir enquanto a Perla falava como o Quebec é maravilhoso. Fiz quatro perguntas mas ela respondeu somente uma. A última pergunta que ela leu foi uma das minhas. Mas além disso ela também respondeu durante a sessão uma dúvida que sempre tive. Não era bem uma dúvida, por que em algum blog/site que visitei, vi essa informação como sendo a correta porém queria saber o "por que".

Enfim, uma informação legal que ela respondeu e que não consta da documentação oficial, mas estava na apresentação que ela compartilha era que é "bom", "legal", "interessante", mas não "obrigatório" que o candidato ao CSQ envie junto do dossiê um CV. Isso mesmo, um currículo. Segundo ela, o currículo seria uma forma também de avaliar o seu perfil profissional. Ela não deu detalhes de como este CV deve ser montado, portanto na dúvida talvez em alguns casos seja melhor deixar pra lá e enviar somente os documentos oficiais. Mas acho que principalmente aqueles que tem um currículo e histórico profissional de peso, não têm a oportunidade de mostrar todo o seu potencial somente utilizando os formulários. Daí um CV é um pouco mais aberto a dar detalhes profissionais importantes que podem passar batido no formulário. De novo, o CV é "OPCIONAL" e obviamente não conta ponto algum, mas pode ajudar a mostrar o quanto seu perfil profissional é bom. Eu não enviei, mas se soubesse disso antes teria pensado no caso.

Bom. A minha maior dúvida foi respondida durante a sessão. De novo, não sei onde li isto, só sei que foi em álbum blog. Minha dúvida era com respeito aos pontos dados segundo a área de formação. Segundo "dizem", aqueles cuja profissão atribui mais pontos (16 pontos) no dossiê teriam vantagem em relação a outros que têm menos pontos neste requisito. Por exemplo, o dossiê de um contador chegou ao BIQ numa segunda-feira e o de um enfermeiro chegou na terça-feira. Segundo "dizem" o enfermeiro poderia ser atendido antes devido sua profissão atribuir 16 pontos e o contador seria passado pra trás por que contadores fazem, sei lá, 6 pontos (acho que é 6). Segundo a Perla isto não existe. Dossiês são avaliados segundo a ordem de chegada e não segundo pontos atribuídos na área de formação. Essa é a regra e ponto final. A única coisa que te faz passar na frente dos outros é se você tem uma proposta de trabalho válida e aprovada pelo governo. Os únicos dossiês que são passados para o fim da fila assim que chegam são aqueles que atribuem 0 (ZERO) pontos para o requerente principal.

Achei importante registrar isso. E claro nada mais justo que seguir o princípio de uma fila... FIFO.

Talvez isso tudo que falei acima seja informação batida para muitos, mas assim com tive dúvida, pode ser que alguém também se pergunte esta coisas.

Abraço a todos e bonne chance!!!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Ouverture de votre dossier

Ahhhhh que vontade de contar pra todo mundo essa grande novidade!!!!! Mas tenho que me conter e no máximo contar aqui no blog.

Imensamente feliz por mais um passo dado rumo ao Canadá. Foram exatos 31 dias de ansiedade desde que meu dossiê, enviado via Fedex, chegou ao México. 31 dias verificando meu inbox cada vez que um e-mail chegava e para minha decepção era mais um spam.

Graças a Deus tudo deu certo, inclusive com o cartão de crédito, que para minha surpresa há apenas alguns dias atrás a operadora me informou através de meu banco que "estaria cancelando" (kkk) meu acesso a gastos em moeda estrangeira. Liguei lá mais furioso que um cão raivoso, já que alguns dias antes disso eu havia ligado para eles e fiz questão de conversar com um supervisor, para que ele garantisse que estava tudo habilitado e que eu não teria problemas com o BIQ. Agora é esperar a facada na fatura do cartão.

Já estava ficando paranoico de tanto olhar aquela tabela "Nombre maximal de demande", pois eu tinha muito medo de não conseguir entrar na cota dos 6500. Embora meu dossiê estivesse lá desde 13 de junho não tinha como ter certeza quando eles iriam abri-lo, mesmo porque estamos na reta final. Desde que a contagem de 1 de abril começou fiz umas continha (adoro fazer continhas e projeções, alias adoro estatística) e vi que em média devia chegar uns 50 dossiês por dia lá. Já nesta ultima atualização para 4463 no começo de julho a média esta para mais ou menos 65 por dia. Foi um salto grande. Lembrando que é uma estimativa de dados passados, ou seja, como agora é reta final pode ser muito mais do que isso. Ou não....

Enfim, o tão sonhado processo provincial começou para mim. Agora é só alegria. Quanto à longa espera que se inicia estou bem tranquilo. Afinal tudo tem o seu tempo e eu também preciso de tempo para pôr as coisas em ordem, guardar $$$, melhorar meu Francês e tocar outros projetos de vida neste momento (aliás vários). Assim, como todos escrevem nos blogs... "a vida não pode parar por causa do BIQ".